Android 12: já sabemos quando chegará a grande atualização da Google

Rui Bacelar
Comentar

A próxima iteração do sistema operativo para dispositivos móveis mais popular do mundo, o Android 12 da Google, chegará a 4 de outubro. Esta será a versão estável (final), a ser globalmente disponibilizada para qualquer fabricante e / ou programador interessado.

Após ter disponibilizado a quinta e última versão de testes (beta) na última semana, a gigante norte-americana terá escolhido o dia 4 de outubro para o tão esperado lançamento. Ao contrário de anos anteriores em que tivemos a distribuição em agosto, este ano as novidades chegarão assim no início de outubro.

Ansiosos pelo Android 12 da Google? Marquem no calendário o próximo dia 4

The Android 12 stable update may be released on October 4, as that's when Google plans to release to AOSP. This tentative release date was also mentioned by a 3PL. pic.twitter.com/PMN802gQj0

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) 12 de setembro de 2021

A informação é agora avançada pelo portal XDA Developers que, afirma ter a confirmação desta data de distribuição. Com efeito, esta fonte aponta o início da distribuição da versão final para os smartphones Google Pixel para a data supracitada - 4 de outubro.

Será também nessa data que a Google deve disponibilizar o código-fonte do sistema operativo Android 12. Isto permitirá aos programadores desenvolverem e adaptarem as suas aplicações, ou criar novas, para tirar partido das novidades. Nesse mesmo dia devemos ter a disponibilização deste OS no Android Open Source Project (AOSP) Gerrit.

Google Android 12
Teremos mudanças significativas no design com o novo Material You.

Mais ainda, nesse mesmo dia, caso a Google mantenha a tradição, o novo sistema operativo deve ser disponibilizado para os smartphones Google Pixel. Será, finalmente, a versão estável pela qual os utilizadores têm esperado.

De igual modo, para as fabricantes de smartphones e dispositivos móveis, será a partir daí que começarão a trabalhar nas respetivas adaptações do sistema. Mais concretamente, nas suas UI's ou interfaces de utilizador como, por exemplo, a One UI 4 da Samsung, ColorOS 12 da OPPO, OxygenOS 12 da OnePlus, MIUI 13 da Xiaomi, entre outras.

Este ano a Google atrasou-se na distribuição do novo Android

Google Android 12
Aspeto geral e nova dashboard de privacidade do Android 12.

Então, o que terá causado tamanho atraso no habitual catálogo de atualizações Google? Ainda que tal não tenha sido confirmado pela empresa, apontam-se atrasos inerentes à pandemia da COVID-19, bem como possíveis desafios na programação do Android 12.

O atraso também pode ter sido provocado pela necessidade de verificação do funcionamento e estabilidade de todos os aspetos do sistema operativo. Esta etapa é, por norma, morosa e visa garantir que os bugs são encontrados e corrigidos atempadamente.

Além disso, o Android 12 é uma das atualizações mais significativas das Google nos últimos anos. Seja pela quantidade de novidades que demos a conhecer anteriormente, ou pela nova filosofia de design aplicado a todo o sistema operativo Android 12.

O Material You é a filosofia de design do Android 12

Visualmente será uma das maiores atualizações para os smartphones Android com o novo "Material You". Esta nova filosofia pauta-se pelos tons mais quentes, orgânicos e formas interativas para apresentar a informação em cartões, mais apelativos.

A transformação visual dos elementos terá obrigado a equipa da Google a trabalhar durante mais tempo para que todos os menus e aspetos do sistema fossem abrangidos. Entretanto, podemos ver acima o vídeo de apresentação desta linguagem de design.

Por fim, até à chegada do Android 12 distribuído pelas fabricantes, há vários dispositivos que podem usar as versões beta. Os utilizadores interessados podem encontrar mais informações na página oficial das versões Beta.

Entre os dispositivos compatíveis com as versões de teste do Android 12 temos vários equipamentos ASUS, Google Pixel, OnePlus, OPPO, Realme, Sharp, TCL, Vivo, Xiaomi e ZTE, por exemplo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.