Android 11: vais querer usar esta funcionalidade de segurança

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Developer Preview 3 do Android 11 já começou a chegar aos utilizadores dos Google Pixel. E com esta chega uma novidade nas definições de permissões das apps que promete dar-te maior segurança.

Tal como foi descoberto pelo XDA Developers, as novas definições de permissões para cada app passam a dar-te a opção de estas serem retiradas depois de não usares app ao fim de algum tempo.

Embora a definição esteja desativada por defeito, pode ser facilmente ativada. Assim, se estiveres sem usar uma app “durante uns meses”, esta deixa de ter permissão para aceder aos teus dados.

“Para proteger os teus dados, as permissões para esta app vão ser removidas se esta não for usada por alguns meses”, pode ler-se por baixo do botão de autorremoção das permissões.

É bom teres em conta que, à primeira vista, esta funcionalidade não vai desativar todas as permissões. Por enquanto ainda se encontra em fase embrionária, mas é de esperar que as permissões principais sejam abrangidas.

Resultados só serão visíveis ao fim de alguns meses

Os resultados ainda não podem ser testados na prática, já que é uma funcionalidade que só será notada após alguns meses. No entanto, é certamente uma novidade muito bem-vinda no Android 11.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Gboard: teclado da Google terá uma funcionalidade que te facilitará (muito) a vida!
  • Google dará mais informações sobre a origem dos anúncios que vês na sua Pesquisa
  • Samsung Galaxy S20 Ultra Review: o preço da perfeição!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.