Android 11 vai trazer funcionalidade que a One UI da Samsung já tem há anos!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Com a chegada do Android 10, a Google trouxe para os seus milhões de utilizadores uma das funcionalidades mais desejada, o Dark Mode em toda a sua interface. Depois de um longo período em que vimos várias Apps da empresa receberem esta nova "palete de cores", foi finalmente a vez da interface do sistema operativo. No entanto, uma pequena (mas importante) opção acabou por cair no esquecimento.

Apesar da chegada do Dark Mode a todos os smartphones com o Android 10, os utilizadores continuaram a não ter à disposição uma opção para ativar este esquema de cores escuras em alturas específicas do dia. No entanto, novas informações revelam que o Android 11 vai corrigir essa ausência.

Graças à disponibilização da primeira versão Developer Preview do Android 11, já é possível realizar a sua instalação em alguns smartphones, permitindo aos "experts" descobrir alguns dos segredos que não foram revelados pela Google.

Nova opção de gestão do Dark Mode será implementada no Android 11

Há semelhança do que a Samsung fez na sua One UI, o Android 11 vai finalmente apresentar uma nova opção nas definições do Dark Mode. Da mesma forma como os utilizadores de smartphones Android podem gerir o "Modo Leitura", também com o Dark Mode poderão escolher entre três opções de funcionamento.

A opção padrão não aplica nenhuma personalização, deixando este modo ativo de forma permanente. Depois, vais poder escolher uma troca automática que ativa o Dark Mode ao pôr do sol e o desliga com o nascer do sul. Por último, vais ainda poder selecionar tempos personalizados, de forma a adaptar na perfeição à tua utilização.

Dark Mode é fantástico, mas nem sempre é a opção perfeita para todos!

Apesar de ser uma opinião praticamente unânime, o Dark Mode pode nem sempre ser a opção ideal para todos os utilizadores, dependendo da altura do dia. Por exemplo, para alguns utilizadores é mais agradável utilizar o modo normal durante o dia e ter apenas o Dark Mode ativo durante a noite. Isto porque, é habitualmente nessa altura em que se encontram em ambientes com luminusidade mais reduzida.

No entanto, até agora essa tarefa de gestão do Dark Mode é um verdadeiro suplício e, a única alternativa prática é mesmo a instalação de aplicações externas que façam essa gestão. Ao contrário do que fez a Google, algumas fabricantes decidiram implementar nas suas interfaces este tipo de gestão, que permite ao utilizador definir quando quer ter o Dark Mode ativo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play Store: jogar jogos antes de serem transferidos pode ser uma realidade
  • Assistente Google recebe funcionalidade perfeita para quem tiver carros elétricos
  • Contactos Google: atualização traz novidade relevante para a aplicação (APK Download)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.