Android 11 vai finalmente acabar com limites para a gravação de vídeo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Há muito tempo que o Android limita ficheiros de gravação de vídeo até 4GB. Estes valores são, atualmente, facilmente atingidos em poucos minutos porque são já muitos os equipamentos que conseguem gravar em 4K ou mesmo 8K

Com a chegada do Android 11, essa limitação irá finalmente desaparecer. A primeira beta desta versão do sistema operativo já aboliu essa limitação que atualmente é totalmente ridícula.

A Google já havia declarado a intenção de terminar com as limitações na criação de ficheiros de vídeo no final de 2019. Meio ano depois, eis que a promessa é cumprida para alegria dos utilizadores.

Ainda nem todas as aplicações aboliram a limitação na criação de ficheiros de vídeo

Embora o Android 11 já tenha acabado com limitações nos ficheiros gerados, tal ainda não está acessível a todos. O ónus está agora do lado de quem desenvolve aplicações para as câmaras, mas são poucas as que já tiram proveito desta medida.

Um exemplo flagrante é a Câmara Google. O pessoal da publicação Android Police adianta que a própria aplicação da Google ainda divide ficheiros assim que são atingidos os tais 4GB.

Por outro lado, a mesma fonte refere que a Open Camera, desenvolvida por Mark Harman, já consegue criar ficheiros sem limite de dimensão. Isto demonstra-nos que são agora os programadores que têm de adaptar as suas aplicações para esta nova medida.

Visto que a primeira beta do Android 11 foi disponibilizada esta semana, é normal que a novidade ainda não tenha muita expressão. Todavia, espera-se que assim que a versão final comece a ser lançada para o público que esta limitação já tenha desaparecido na maioria das aplicações para a câmara.

Quando chega o Android 11?

A julgar pelo histórico da Google, a versão final do Android 11 será lançada em agosto. Os smartphones Pixel serão os primeiros a receber a atualização, tal como sempre acontece.

A partir daí, a tarefa passa para o lado das fabricantes. Dependendo da marca do teu smartphone, poderá demorar ainda alguns meses até que recebas o Android 11, isto se estiveres dentro da lista dos modelos contemplados.

Editores 4gnews recomendam:

  • Mensagens Android terá a melhor funcionalidade do Facebook Messenger
  • Google Fotos vai adicionar uma das funcionalidades mais pedidas
  • YouTube Music ainda não está pronto para substituir o Google Play Music! Sabe a razão
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.