Android 11 vai dar um grande passo para aumentar a tua privacidade

Bruno Coelho
1 comentário

Se tens um equipamento com Android 10, certamente já deste uso à permissão que te permite ativar a localização para apenas uma utilização. Esta é uma funcionalidade que também existe no iOS e dá bastante jeito em algumas aplicações.

No Android 11, esse género de permissões vai ser expandida para a câmara e para o microfone. E este é um grande passo para que possas aumentar a privacidade no teu equipamento mobile.

Google
Android 10 já te permite limitar o acesso à localização para "apenas quando a app está a ser usada"

A verdade é que damos permissões às aplicações para que estas utilizem a nossa câmara e o nosso microfone de forma frequente. Se usarmos uma app mal intencionada, esta pode usar o nosso microfone ou câmara em segundo plano. Mas com este género de funcionalidade, essas inseguranças acabam.

Terás de dar acesso ao microfone ou câmara a cada utilização da app

Tal como já acontece com a localização, esta funcionalidade vai permitir que uma app apenas possa usar a tua câmara ou microfone se assim o permitires. Isto significa que de cada vez que abrires a app, vai-te ser questionado se queres dar acesso apenas quando esta está a ser utilizada.

A verdade é que muito provavelmente não há problema se o Google Maps souber onde estás. Mas, haverá necessidade de aquele jogo ou aquela app menos necessária saber onde estás a toda a hora? A verdade é que não, e o mesmo se passa com a câmara e com o microfone.

Por enquanto a Google ainda não consegue fazer com que uma app deixe de funcionar mesmo não estando aberta. Pelo que permissões como esta, serão muito bem-vindas para aumentar a tua privacidade.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.