Android 11 vai dar-te mais segurança no uso de apps. Sabe como

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

De cada vez que instalamos uma nova app no smartphone, somos imediatamente alertados para o facto de esta querer acesso a coisas como o microfone, a câmara ou a localização.

Com o Android 10, a Google tornou possível levar a tua privacidade um pouco mais a sério, deixando-te determinar com que frequência uma app tem acesso a determinado elemento.

Apps podem pedir acesso à localização sempre que as utilizares no Android 11

No Android 11, a Google parece estar bastante comprometida em dar-te ainda mais controlo sobre permissões temporárias que podes dar a uma app. Tal significa que, se assim definires, esta terá de pedir acesso à localização sempre que a vás usar.

“Agora no Android 11, vamos dar aos utilizadores ainda mais controlo com a capacidade de conceder uma permissão temporária “única” para dados confidenciais, como a localização. Quando os utilizadores selecionarem essa opção, as aplicações podem aceder até que o utilizador saia da app, e terão de pedir permissão novamente no próximo acesso”, pode ler-se no comunicado.

Esta é sem dúvida uma boa medida de segurança, mas a verdade é que poucos utilizadores lhe deverão dar uso. Simplesmente porque será chato estar a dar permissão de cada vez que quiseres usar essa app. No entanto, ter a opção é excelente.

A Google afirma que mais de metade dos utilizadores do Android 10 têm selecionada a opção “apenas quando a app está a ser usada” para a maioria das permissões das apps. Isto mostra a preocupação dos utilizadores com a sua segurança, e já deverá ser visto por muitos como suficiente.

De ressalvar que apenas aplicações aprovadas poderão perguntar aos utilizadores se podem utilizar a sua localização em segundo plano. Isto significa que a Google pretende traçar uma linha ainda mais significativa entre as apps que realmente necessitam de aceder a esta e as que não precisam.

Editores 4gnews recomendam:

  • Redmi K30 Pro (Xiaomi Mi 10T Pro) pode corrigir a grande falha do Xiaomi Mi 10
  • Apple inspira-se no Xiaomi Mi Mix Alpha para o iPhone mais irreverente de sempre
  • Lançamento do OnePlus 8 vai ser afetado pelo coronavírus
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.