As atualizações de software fornecidas aos smartphones Android, tablets e demais dispositivos móveis são um vetor de extrema relevância por duas razões de ordem. Não só denotam a preocupação da fabricante em manter o seu produto atualizado, seguro e com acesso às mais recentes funcionalidades, como também contribuem para a valorização do investimento feito pelo consumidor.
Amiúde, a periodicidade, histórico de atualizações e qualidade das mesmas é um critério importante ao escolher um novo smartphone. É um princípio transversal a todas as fabricantes e tão mais importante para marcas como a OPPO que agora se aventuram seriamente na Europa.
As atualizações ou updates são da mais extrema importância em 2021
Em seguida damos a conhecer o calendário geral de atualizações da fabricante chinesa para os seus smartphones. Em causa está o update para Android 11, atualmente a versão mais recente disponível no mercado, que dá corpo à sua ColorOS 11 (interface).
Assim, avançamos agora a lista de todos os smartphones OPPO que receberão a atual versão do sistema operativo Android. A lista foi primeiramente avançada pela publicação GSMArena que teve acesso ao comunicado à imprensa em questão. Importa ainda frisar que o mesmo se referia ao mercado indiano, mas, como aponta a publicação, deverá ter equivalência para os demais mercados.
- OPPO Find X2
- OPPO F17 Pro
- OPPO Reno4 Pro
- OPPO Reno3 Pro
- OPPO Reno10x Zoom
- OPPO Reno2 F
- OPPO Reno2 Z
- OPPO Reno2
- OPPO A52
- OPPO F11
- OPPO F11 Pro
- OPPO F11 Pro Marvels Avengers Limited Edition
- OPPO A9
- OPPO F15
Podemos avançar que grande parte destes equipamentos já está a receber, ou já recebeu a ColorOS 11. A fabricante tem distribuído a mais recente compilação da sua interface por fases, com uma boa parte deles a serem atualizados desde o dia 25 de maio.
A ColorOS é a interface da OPPO para o sistema Android da Google
Entretanto, os modelos de gama alta - OPPO Find X3 - já haviam recebido as novidades aquando da sua chegada ao mercado, ou nas semanas seguintes.
Por outro lado, a distribuição para os modelos mais económicos A55, A5 2020 e A9 2020 está em andamento. A fabricante espera atualizar todos os modelos listados até ao final do presente trimestre, passando então a trabalhar no Android 12.
Com efeito, após o término deste ciclo de atualizações os esforços serão canalizados para a próxima versão. Sabemos já que será apelidada de ColorOS 12, sendo baseada na versão Android 12, ainda em fase beta.
Editores 4gnews recomendam:
- USB-C 2.1: o novo padrão que duplica a potência de carregamento até 240 W
- Pesquisa Google passará a ler-te em voz alta os resultados no computador
- Chrome para Android: ativa agora mesmo o novo design no browser!