Android 11: esta é a interface de captura de ecrã escolhida pela Google (vídeo)

Bruno Coelho
Comentar

A primeira versão para desenvolvedores do Android 11 já está a ser usada por um número limitado de utilizadores. E a nova interface de captura de ecrã já foi partilhada por um destes.

O utilizador Xenofastiq partilhou no Reddit um pequeno vídeo onde vemos a ser feita uma captura de ecrã através de scrolling (deslize com os dedos), desenhando um "S". Contudo, a funcionalidade ainda estará limitada a muito poucos.

Neste pequeno vídeo vemos a funcionalidade em ação, e as várias opções de partilha e edição que serão disponibilizadas para o utilizador final. Em breve devemos vê-la em ação em mais contextos.

Este tipo de funcionalidade já existe em algumas fabricantes Android

Esta é uma funcionalidade que a Google já havia anunciado que estaria disponível no Android 11 de forma nativa. No entanto, é algo que já existe noutras fabricantes e inclusivamente no iOS.

Segundo o AndroidPolice, dentro de duas semanas vai sair a Developer Preview 3, onde estas e outras funcionalidades deverão ser exploradas por quem já está a experimentar o sistema operativo.

É bom ver a Google a trazer para o Android puro uma funcionalidade bastante útil. Ter de usar os botões para tirar uma captura de ecrã torna-se cada vez mais complicado com o tamanho dos ecrãs a aumentar, e esta é uma das soluções mais interessantes.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus 8 tem design confirmado em vídeo oficial
  • Google Chrome no Android vai dar nova vida a smartphones com dois ecrãs
  • Patente da Xiaomi mostra como serão as futuras câmaras frontais dos seus smartphones
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Colabora com a 4gnews desde 2017, e faz parte da redação desde 2019. Come especificações ao pequeno-almoço. brunocoelho@4gnews.pt