Android 11: com a nova funcionalidade a Assistente Google nunca mais vai gritar contigo!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Com a chegada da versão estável do Android 11 a cada vez mais smartphones, começamos a descobrir ainda mais novidades do que se esperava, ainda que muitas não tenham ainda sido implementadas a 100%. Agora, foi a vez de @MishaalRahman se aventurar na análise do source code e descobrir algumas novidades.

A mais recente funcionalidade revelada por Rahman é muito simples, mas ao mesmo tempo extremamente prática. Ao que tudo indica, a Google vai implementar uma funcionalidade que te irá permitir controlar o volume da Assistente Google de forma independente. Ou seja, com esta nova opção, nunca mais vais-te assustar quando a assistente virtual começar a "gritar-te aos ouvidos" de forma inesperada.

Nova funcionalidade do Android 11 poderá causar reações mistas entre os fãs da Assistente Google

Ainda que na prática esta nova implementação possa parecer extremamente útil, é certo que não irá agradar a todos os utilizadores. Como sempre, já sabemos que é impossível agradar a Gregos e Troianos, e esta situação não será exceção.

Enquanto será uma excelente opção para muitos utilizadores, em alguns cenários estas opção adicional poderá apresentar-se longe de ser ideal. Por exemplo, com um controlo de volume independente para a Assistente Google, é possível que te esqueças de baixar a assistente virtual quando controlas a reprodução de som de multimédia.

Imaginando que estás numa situação em que não queres fazer barulho e baixas o volume multimédia no teu smartphone, caso não baixes também o da Assistente Google, podes acabar por receber respostas de voz com um volume bem mais alto do que desejarias.

Se por um lado é bom poder controlar a Assistente Google de forma independente, não será uma solução ideal para todas as situações. Por isso mesmo, será interessante ver se a Google irá trabalhar em alguma opção para resolver este tipo de situação. Por exemplo, uma simples alternativa seria colocar a opção para "agregar" ambos os volumes, para os utilizadores que não pretendem gerir a assistente virtual de forma independente.

Editores 4gnews recomendam:

  • Android 11: estátua virtual chega com surpresa que te leva numa aventura culinária!
  • Waze tem novidade que te vai fazer poupar muito tempo. Sabe como usar
  • Google Maps vai finalmente ter uma das características mais pedidas
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.