Android 10 é envergonhado pelo iOS 13. Os números não mentem

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Como é tradição, o iOS da Apple é um sistema operativo que é adotado pelos seus dispositivos muito mais facilmente que a versão mais recente do Android. E os últimos números comprovam isso mesmo.

Esta semana a Apple revelou as estatísticas de adoção do mais recente iOS 13. E de todos os iPhones existentes no mercado, 81% já estão a ‘correr’ a última versão do sistema operativo.

Apenas 19% dos utilizadores de iPhone estão em versões antigas

Os números são perentórios, e mostram que apenas 13% dos utilizadores se encontram no iOS 12, e só 6% em versões anteriores. Se formos olhar para dispositivos lançados nos últimos quatro anos, os números são ainda mais expressivos.

Neste campo, 92% dos dispositivos já se encontram atualizados para o iOS 13. Apenas 7% ainda se encontram no iOS 12 e só 2% ainda estão em versões anteriores do sistema operativo da Apple.

Android 10 tinha apenas 8.2% de adoção em abril

Por conta da sua fragmentação, estes números são apenas uma miragem para o sistema operativo da Google. Os últimos números divulgados pelo 9to5Google em abril mostravam-nos uma adoção do Android 10 de apenas 8.2%.

A grande fatia dos utilizadores ainda se encontra nas duas versões anteriores do sistema operativo: 31.3% no Android Pie e 21.3% no Android Oreo. Volvidos dois meses, o cenário será certamente mais favorável para o Android 10, mas ainda assim continuará a ser incomparável com os números da Apple.

É bom recordar que a Apple faz o software para o seu hardware. E no Android a fragmentação é uma realidade que acaba por não favorecer a rápida adoção. Mas a verdade é que mesmo nos dispositivos que a Google produz (os Pixel), esta apenas garante três anos de atualizações. Já os iPhone chegam facilmente aos cinco anos de atualizações, que chegam simultaneamente a todos os equipamentos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps tem grandes novidades preparadas para ti
  • Apple AirPower ainda não morreu! Protótipo traz funcionalidade muito desejada!
  • iPhone 12 poderá ter direito a um quinto modelo com um preço ainda mais apelativo
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.