Análise ao OnePlus X: O melhor smartphone por menos de 300€

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A OnePlus é uma marca chinesa que começa a ser cada vez mais conhecida nesta ocidental praia lusitana. Nem só de topos de gama é composto o seu portefólio de equipamentos. O OnePlus X temos a clara noção de que fomos bem recompensados pelo que pagámos. A experiência de unboxing, algo que ainda é considerado como um luxo desnecessário, é bastante gratificante neste caso.

Temos aqui uma embalagem em cartão com um toque macio e mate em todas as superfícies onde o branco e o vermelho dominam a paleta de cores. Além disso, na caixa, temos uma capa de silicone incluída, que confere um bom nível de proteção à traseira e laterais do dispositivo sem ser demasiado espessa, pesada e não esconde o design do equipamento.

Unboxing e primeiras impressões:

O Unboxing é capaz de nos surpreender com a escolha de materiais, cores, texturas e conteúdo

Depois das primeiras impressões muito positivas, utilizei o OnePlus X.

Design e Qualidade de Construção

O seu design agradou-me bastante mas, apesar de este critério ser puramente subjetivo, é impossível negar que este OnePlus X em Silêncio, modo Prioritário ou Normal.

Ecrã

O seu painel traseiro é de vidro, resistente mas um autêntico íman de impressões digitais. O painel frontal, igualmente em vidro (Gorilla Glass 3), já traz uma película convencional para proteção adicional do seu ecrã de 5 polegadas com resolução Full-HD (1080x1920p), que nos dá uma densidade de 441 ppi (pixels por polegada) e uma tecnologia AMOLED. Cores muito saturadas, contraste forte, ângulos de visão bons e brilho excecional.

Números e especificações à parte, a experiência de visualização de conteúdos no OnePlus X é muito boa, as suas cores são muito intensas e vibrantes, com uns pretos muito profundos que são bem aproveitados pelos vários papéis de parede da OnePlus e que neste modelo, em preto, se fundem perfeitamente com as margens do dispositivo.

Por último, este ecrã apresenta algumas notificações quando o sensor de proximidade sente que estás a pegar no dispositivo, dando-te um vislumbre das informações mais importantes. Um toque de elegância e produtividade da Oxygen OS (a sua interface).

Desempenho e Especificações

Por norma, num smartphone de gama média encontramos um processador (SoC) do mesmo nível. No entanto, neste OnePlus X temos 16GB de memória interna com possibilidade de expansão via microSD até 128GB. Em termos de conetividade temos 4G LTE, Dual-SIM (nano-SIM), Rádio FM, Bluetooth 4.0 e A-GPS, só fica mesmo a faltar a NFC, se bem que a sua utilidade é questionável.

O Android Lollipop está ainda mais fresco com a Oxygen OS 2.1

A nível de software o OnePlus X um smartphone inconfundível. Além disso, a sua qualidade de chamada é muito boa, as vozes têm volume, corpo e claridade.

Fotografias capturadas com o OnePlus X

Com uma câmara frontal de 8MP e uma câmara traseira de 13MP, o OnePlus X deixa-te capturar umas fotos cuja qualidade podes conferir em cima pelas amostras que compilei. Temos umas fotografias boas em situações bem iluminadas, apesar do modo HDR apenas te aumentar o brilho das imagens. Já em situações de baixa luminosidade acabamos por ter muito ruído e áreas sem definição quando tentamos fotografar ou filmar objetos em movimento, se bem que por vezes, mesmo à noite ele consegue-nos surpreender-nos quando fotografamos objectos fixos.

A abertura focal de f/2.2 já deixa entrar uma boa dose de luz e isso é especialmente importante quando ela escasseia (foto noturna). O seu flash LED consegue compor algumas fotografias se o objeto estiver próximo e for mesmo necessário uma iluminação extra, de resto não aconselho a sua utilização em qualquer tipo de cenário.

13 e 8MP de câmara com resultados adequados à sua gama de preços

As selfies de 8MP têm um bom nível de detalhe a reprodução de cor não desilude. Além disso, a gravação de vídeo com ambas as câmaras pode ser feita em Full-HD ou em Câmara Lenta ou Lapso de Tempo na câmara traseira do OnePlus X não é particularmente brilhante, mas com alguma dedicação e paciência conseguimos resultados agradáveis em cor, exposição, focagem e detalhes em cada foto ou vídeo, apesar de neste último sentirmos a falta de um mecanismo estabilização da gravação.

Autonomia de Bateria

Autonomia Medíocre sem desapontar

Com 2525mAh de capacidade, a bateria do BQ Aquaris X5.

Conclusão

Por último, o sistema de convites pode ser uma dor de cabeça mas agora, às terças-feiras, poderás comprar este OnePlus 2 a marca conseguiu redimir-se com este excelente dispositivo.

Por tudo aquilo que recebes na caixa até à sua qualidade de construção e performance, duvido que exista melhor opção no mercado à data desta review e claro, tudo isto está abordado na nossa análise/review em vídeo que podem (e devem ver e partilhar), abaixo.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Análise ao Samsung Gear S2: Elegância e sofisticação no teu pulso

BQ Aquaris X5 Cyanogen – Análise em Português

Xiaomi Redmi Note 3 | Review / Análise Português | O gama média de construção única

Análise em Vídeo:

Galeria de fotos do OnePlus X

;)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.