OnePlus X 4gnews thumbnailA OnePlus é uma marca chinesa que começa a ser cada vez mais conhecida nesta ocidental praia lusitana. Nem só de topos de gama é composto o seu portefólio de equipamentos. O OnePlus X é uma combinação empolgante de estilo, qualidade de construção e performance. Esta é a nossa análise ao novo equipamento de gama média da OnePlus, em vídeo e texto.

Desde o primeiro momento em que abrimos a caixa do OnePlus X temos a clara noção de que fomos bem recompensados pelo que pagámos. A experiência de unboxing, algo que ainda é considerado como um luxo desnecessário, é bastante gratificante neste caso.

Temos aqui uma embalagem em cartão com um toque macio e mate em todas as superfícies onde o branco e o vermelho dominam a paleta de cores. Além disso, na caixa, temos uma capa de silicone incluída, que confere um bom nível de proteção à traseira e laterais do dispositivo sem ser demasiado espessa, pesada e não esconde o design do equipamento.

   

Unboxing e primeiras impressões:

O Unboxing é capaz de nos surpreender com a escolha de materiais, cores, texturas  e conteúdo

Depois das primeiras impressões muito positivas, utilizei o OnePlus X como o meu equipamento diário durante mais de duas semanas em que tive oportunidade de o testar a fundo, explorar as suas fraquezas e sentir os pontos em que ele se destaca.

A OnePlus não se dedica apenas a construir topos de gama e é neste patamar menos elevado que o OnePlus X não só se destaca como é sem qualquer sombra de dúvida o melhor smartphone que tu podes comprara por menos de 300€. Uma afirmação ousada mas perfeitamente justificada pela qualidade do produto que recebes, sendo perfeitamente fluido, com umas especificações prontas para aguentar um bom par de anos, uma qualidade de construção invejável e bastantes acessórios incluídos na caixa. Tudo isso contribui significativamente para a rentabilização de cada euro investido neste OnePlus X.

Design e Qualidade de Construção

OnePlus X 4gnews 59O seu design agradou-me bastante mas, apesar de este critério ser puramente subjetivo, é impossível negar que este OnePlus X tem uns traços muito sóbrios e elegantes, além da sua qualidade de construção ser objetivamente exemplar. A sua ergonomia não é perfeita mas a sua estrutura metálica com uns recortes perfeitamente assegurados aumentam a fricção entre a sua superfície e a tua mão, possibilitando uma utilização confortável com apenas uma mão.

As suas dimensões são de 140 x 69 x 6,9 mm, tem um peso de 138 gramas (160 g na variante com traseira em cerâmica) e está disponível em Preto, Branco e numa variante mais exclusiva, além de bastante mais cara com um painel traseiro construído em cerâmica. No geral assenta muito bem na mão e o seu tamanho é mediano para os padrões atuais. Por último, os seus botões são metálicos e com um excelente feedback, além do interruptor para as notificações na sua lateral esquerda que se revelou útil no dia a dia para colocares rapidamente o OnePlus X em Silêncio, modo Prioritário ou Normal.

Ecrã

OnePlus X 4gnews 5O seu painel traseiro é de vidro, resistente mas um autêntico íman de impressões digitais. O painel frontal, igualmente em vidro (Gorilla Glass 3), já traz uma película convencional para proteção adicional do seu ecrã de 5 polegadas com resolução Full-HD (1080x1920p), que nos dá uma densidade de 441 ppi (pixels por polegada) e uma tecnologia AMOLED. Cores muito saturadas, contraste forte, ângulos de visão bons e brilho excecional.

Números e especificações à parte, a experiência de visualização de conteúdos no OnePlus X é muito boa, as suas cores são muito intensas e vibrantes, com uns pretos muito profundos que são bem aproveitados pelos vários papéis de parede da OnePlus e que neste modelo, em preto, se fundem perfeitamente com as margens do dispositivo.

Por último, este ecrã apresenta algumas notificações quando o sensor de proximidade sente que estás a pegar no dispositivo, dando-te um vislumbre das informações mais importantes. Um toque de elegância e produtividade da Oxygen OS (a sua interface).

Desempenho e EspecificaçõesOnePlus X 4gnews 53

Por norma, num smartphone de gama média encontramos um processador (SoC) do mesmo nível. No entanto, neste OnePlus X temos um processador topo de gama do início de 2014. O Snapdragon 801 é um SoC quad-core a 2.3 GHz Krait 400, auxiliado pela gráfica Adreno 330 e por 3GB de memória RAM. Este processador já nos deu provas do seu mérito no Sony Xperia Z2LG G3, Samsung Galaxy S5, HTC One M8, entre outros.

Posto isto, sem grandes surpresas a sua performance ou desempenho em todo o tipo de aplicações desde jogos pesados, vídeos, produtividade e afins é extremamente rápida, sem soluços ou lentidão, apesar de às vezes sentirmos algumas arestas por limar da Oxygen OS que nos causam uma ou outra aplicação sem resposta, entre outros bugs, sendo isto uma imperfeição casual do seu software e não do hardware.

No OnePlus X temos 16GB de memória interna com possibilidade de expansão via microSD até 128GB. Em termos de conetividade temos 4G LTE, Dual-SIM (nano-SIM), Rádio FM, Bluetooth 4.0 e A-GPS, só fica mesmo a faltar a NFC, se bem que a sua utilidade é questionável.

O Android Lollipop está ainda mais fresco com a Oxygen OS 2.1
OnePlus X 4gnews 61

A nível de softwareOnePlus X traz o Android 5.1.1 Lollipop com a interface (UI) Oxygen OS 2.1.1 que, apesar de ser leve e próxima do Android puro em vários aspetos, consegue acrescentar um bom nível de produtividade e funcionalidades úteis no dia a dia como o controlo por gestos, as notificações de vista rápida, o duplo toque para activar o ecrã e até a “Shelf” ou estante consegue ser uma adição de valor e não mero bloatware.

Tens aqui um bom nível de personalização, desde papéis de parede, esquemas de cor, tonalidades, acentos e várias funcionalidades para fazeres do teu OnePlus X um smartphone inconfundível. Além disso, a sua qualidade de chamada é muito boa, as vozes têm volume, corpo e claridade.

Fotografias capturadas com o OnePlus X

Com uma câmara frontal de 8MP e uma câmara traseira de 13MP, o OnePlus X deixa-te capturar umas fotos cuja qualidade podes conferir em cima pelas amostras que compilei. Temos umas fotografias boas em situações bem iluminadas, apesar do modo HDR apenas te aumentar o brilho das imagens. Já em situações de baixa luminosidade acabamos por ter muito ruído e áreas sem definição quando tentamos fotografar ou filmar objetos em movimento, se bem que por vezes, mesmo à noite ele consegue-nos surpreender-nos quando fotografamos objectos fixos.

A abertura focal de f/2.2 já deixa entrar uma boa dose de luz e isso é especialmente importante quando ela escasseia (foto noturna). O seu flash LED consegue compor algumas fotografias se o objeto estiver próximo e for mesmo necessário uma iluminação extra, de resto não aconselho a sua utilização em qualquer tipo de cenário.

13 e 8MP de câmara com resultados adequados à sua gama de preços

As selfies de 8MP têm um bom nível de detalhe a reprodução de cor não desilude. Além disso, a gravação de vídeo com ambas as câmaras pode ser feita em Full-HD ou em Câmara Lenta ou Lapso de Tempo na câmara traseira do OnePlus X.

O departamento fotográfico do OnePlus X não é particularmente brilhante, mas com alguma dedicação e paciência conseguimos resultados agradáveis em cor, exposição, focagem e detalhes em cada foto ou vídeo, apesar de neste último sentirmos a falta de um mecanismo estabilização da gravação.

Autonomia de BateriaOnePlus X 4gnews 52

Autonomia Medíocre sem desapontar

Com 2525mAh de capacidade, a bateria do OnePlus X consegui dar-nos mais de 3 horas e meia de ecrã ligado (luminosidade automática), o que resulta em autonomia para um dia inteiro de utilização intensa com jogos, Bluetooth e 4G activo, algum tempo de vídeos YouTube e uso variado de comunicações.

Se procuras dois dias de autonomia, com algum cuidado a hibernar aplicações (Greenify) e fechar ou desligar conetividades como o 4G ou a Localização, é possível utilizar este dispositivo durante dois dias entre cargas. Além disso, o seu tempo de stand-by é muito bom, conseguindo preservar a sua energia quando está parado.

Apesar de não termos aqui carregamento sem fios nem carregamento rápido, a sua autonomia está a par de equipamentos como o Galaxy S6/S6 edge, ficando contudo, muito atrás de rivais como o BQ Aquaris X5.

Conclusão

Por último, o sistema de convites pode ser uma dor de cabeça mas agora, às terças-feiras, poderás comprar este OnePlus X directamente no site da marca e sem qualquer taxa alfandegária. Pesando todos estes factores, vejo-me “forçado” a atribuir-lhe o título de melhor smartphone até 300€. Depois do tépido OnePlus 2 a marca conseguiu redimir-se com este excelente dispositivo.

Por tudo aquilo que recebes na caixa até à sua qualidade de construção e performance, duvido que exista melhor opção no mercado à data desta review e claro, tudo isto está abordado na nossa análise/review em vídeo que podem (e devem ver e partilhar), abaixo.

Talvez queiras ver:

Análise em Vídeo:

Galeria de fotos do OnePlus X

😉

Pontuação 4gnews
Design
9
Performance
8,5
Ecrã
9
Câmara
7
Autonomia
7
Qualidade/Preço
9
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).