Amazon prepara mudança no Fire TV com adeus ao Android

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Amazon está a desenvolver um sistema operativo próprio, o Vega OS. Este destina-se a alimentar a próxima geração de dispositivos Fire TV. Esta mudança promete mudar a experiência de utilização em toda a gama de produtos Amazon.

Falamos do Fire TV Stick até aos tablets Fire, passando pelas edições Fire TV e dispositivos Echo Show com Alexa. Isto significa que a marca abandonará o Fire OS, baseado no Android.

Do Fire OS para o Vega OS

De acordo com os mais recentes anúncios de emprego publicados pela Amazon, a empresa está à procura de talentos para a vaga de "Engenheiro de desenvolvimento de software para a experiência Fire TV". O que sugere existirem esforços concentrados no desenvolvimento de um sistema operativo novo.

A descrição da vaga revelava responsabilidades centradas na transição do código cliente do Fire TV de "FOS/Android para nativo/Rust e React Native". O anúncio foi, entretanto, retirado, possivelmente por terem encontrado o candidato ideal.

O Vega OS é baseado em Linux e aproveita o framework de software React Native. Um dos maiores desafios que a Amazon enfrentará com a introdução do Vega OS é incentivar os desenvolvedores de aplicações a adaptarem-se e criarem apps nativas para esta nova plataforma.

A transição para um sistema operativo inteiramente desenvolvido pela Amazon, distanciando-se do projeto Android Open Source, no qual o Fire OS atual se baseia, requer uma mudança significativa na abordagem ao desenvolvimento de aplicações.

Com o Fire OS 8 a ser a última versão baseada em no Android e o Fire OS 9 possivelmente assente no Vega OS, espera-se que os novos dispositivos Fire TV venham equipados com esta novidade. Ainda não se sabe se os dispositivos existentes podem não receber esta atualização.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.