Amazon anuncia “Rufus”: chatbot de IA para ajudar nas compras

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 2 min.

A Amazon anunciou o Rufus, um chatbot de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido especificamente para auxiliar os clientes da plataforma nos momentos das compras. Com o ChatGPT da OpenAI como base, o Rufus vai interagir com os utilizadores, esclarecer dúvidas e dar sugestões.

O Rufus foi treinado com o catálogo de produtos da Amazon

Para otimizar o atendimento ao cliente e transformar a experiência da compra online, o Rufus é um GPT que foi treinado a partir das informações do catálogo de produtos da Amazon, o que inclui avaliações de clientes, perguntas e respostas e outros dados disponíveis na internet.

O chatbot da Amazon será capaz de responder a perguntas de forma semelhante ao que podemos experimentar nas plataformas como ChatGPT, Copilot da Microsoft e Bard do Google. Ou seja, ele não vai responder apenas a perguntas como "Qual é o melhor cabo USB-C do mercado atualmente?"

O Rufus poderá tirar dúvidas mais específicas, como “O que devo considerar ao comprar um cabo USB-C?”. Outros exemplos são:

  • Trabalho com design e programação. O que devo procurar em termos de configurações ao comprar um novo computador?
  • Que ferramentas são importantes ter para começar um pequeno jardim em casa?
  • Podes sugerir presentes educativos para uma criança de 4 anos que gosta muito de desenhos de aventura?
  • Este equipamento desportivo é indicado para iniciantes?
  • Que equipamentos de segurança devo ter para começar a praticar ciclismo?
  • Vou acampar por 3 dias, durante o verão. Que itens de segurança e utilidade não devo esquecer de levar?
Amazon rufus
Imagem. Divulgação / Amazon

As possibilidades são variadas, e os utilizadores podem fazer sempre novas perguntas, com o Rufus a compreender do que se trata a partir do contexto. Além disso, é possível solicitar comparações de produtos e categorias e pedir sugestões com base em critérios como preços e avaliações.

Amazon Rufus
Imagem. Divulgação / Amazon

Quando o Rufus será disponibilizado?

A partir de hoje, a Amazon disponibiliza para um pequeno grupo de clientes nos Estados Unidos uma versão beta do Rufus para ser testada na aplicação móvel. Embora ainda sem data, a expetativa é de que o novo recurso seja implementado gradualmente para cada vez mais clientes no país e, eventualmente, noutros lugares do mundo.

O Rufus não é a primeira ferramenta com recursos baseados em IA que a Amazon incorpora na sua plataforma de compras. O Review Highlights, por exemplo, utiliza IA para obter insights de grandes volumes de avaliações de clientes. Já o Fit Review Highlights pode ajudar imenso com orientação personalizada sobre roupas e outros tamanhos.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Jornalista há mais de 10 anos, a Sabryna especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.