A Amazon anunciou o Rufus, um chatbot de Inteligência Artificial (IA) desenvolvido especificamente para auxiliar os clientes da plataforma nos momentos das compras. Com o ChatGPT da OpenAI como base, o Rufus vai interagir com os utilizadores, esclarecer dúvidas e dar sugestões.
O Rufus foi treinado com o catálogo de produtos da Amazon
Para otimizar o atendimento ao cliente e transformar a experiência da compra online, o Rufus é um GPT que foi treinado a partir das informações do catálogo de produtos da Amazon, o que inclui avaliações de clientes, perguntas e respostas e outros dados disponíveis na internet.
O chatbot da Amazon será capaz de responder a perguntas de forma semelhante ao que podemos experimentar nas plataformas como ChatGPT, Copilot da Microsoft e Bard do Google. Ou seja, ele não vai responder apenas a perguntas como "Qual é o melhor cabo USB-C do mercado atualmente?"
O Rufus poderá tirar dúvidas mais específicas, como “O que devo considerar ao comprar um cabo USB-C?”. Outros exemplos são:
- Trabalho com design e programação. O que devo procurar em termos de configurações ao comprar um novo computador?
- Que ferramentas são importantes ter para começar um pequeno jardim em casa?
- Podes sugerir presentes educativos para uma criança de 4 anos que gosta muito de desenhos de aventura?
- Este equipamento desportivo é indicado para iniciantes?
- Que equipamentos de segurança devo ter para começar a praticar ciclismo?
- Vou acampar por 3 dias, durante o verão. Que itens de segurança e utilidade não devo esquecer de levar?
As possibilidades são variadas, e os utilizadores podem fazer sempre novas perguntas, com o Rufus a compreender do que se trata a partir do contexto. Além disso, é possível solicitar comparações de produtos e categorias e pedir sugestões com base em critérios como preços e avaliações.
Quando o Rufus será disponibilizado?
A partir de hoje, a Amazon disponibiliza para um pequeno grupo de clientes nos Estados Unidos uma versão beta do Rufus para ser testada na aplicação móvel. Embora ainda sem data, a expetativa é de que o novo recurso seja implementado gradualmente para cada vez mais clientes no país e, eventualmente, noutros lugares do mundo.
O Rufus não é a primeira ferramenta com recursos baseados em IA que a Amazon incorpora na sua plataforma de compras. O Review Highlights, por exemplo, utiliza IA para obter insights de grandes volumes de avaliações de clientes. Já o Fit Review Highlights pode ajudar imenso com orientação personalizada sobre roupas e outros tamanhos.