Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Amazfit T-REX Review: o mais robusto smartwatch Xiaomi!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 9 min.

O Amazfit T-Rex é o mais recente relógio inteligente da Xiaomi, já disponível em Portugal nas lojas Mi Store. O smartwatch destaca-se pela robustez, grande autonomia e localização GPS. Custa 140 € em Portugal.

Com certificações militares MIL-STD 12, resistindo a amplitudes térmicas extremas, à prova de água até 5 ATM e resistente a areia, poeiras, humidade e outros fatores externos. É incrivelmente robusto, mas leve e com funções inteligentes.

Os pontos fortes do Amazfit T-REX:

  • Autonomia de bateria até 20 dias / 66 dias
  • Leque de exercícios / desportos suportados (14)
  • Qualidade e visibilidade do ecrã ao ar livre
  • À prova de água até 50 m ou 5 ATM
  • Aplicação simples e bem estruturada - Amazfit
  • Conforto de utilização
  • GPS integrado
  • Integração entre os treinos e desportos

Os pontos fracos do Amazfit T-REX:

  • Interface não disponível em português (PT ou BR)
  • Ecrã não está sempre ligado
  • Dimensões consideráveis: 47,7 × 47,7 × 13,5 mm

O design extremamente desportista do smartwatch Xiaomi

Xiaomi
O ecrã circular é o elemento que mais salta à vista.

As primeiras impressões ao abrir a caixa são positivas. De cariz minimalista, mas cuidado na apresentação dos elementos do produto e respetiva caixa. O T-REX sorve inspiração dos lendários G-SHOCK da Casio, honrando este legado bem conhecido.

O relógio mostra-se de traços fortes, construído em plástico e de aspeto sólido. Ainda que seja leve - 58 gramas - podes apertar o mesmo e não terás rangidos, um forte testemunho da sua qualidade de construção e robustez do produto.

Grande e leve, o "G-SHOCK" da Xiaomi

Xiaomi
O ecrã do T-REX tem uma moldura redonda com vários elementos visuais.

A caixa inclui um carregador de pinos magnéticos / USB, o smartwatch em si, além de um guia de iniciação rápida. O relógio tem um total de 4 botões físicos para controlar o mesmo caso não queiras tocar no ecrã para, por exemplo, não o sujar.

Temos o botão "Select" na lateral direita, além do "Back", botão de retroceder. Na lateral esquerda temos dois outros botões, "UP" e "DOWN", para subir, ou descer, ao longo da interface e para navegar entre as funções do relógio.

A pulseira de silicone tem 22 mm de largura e é muito confortável durante todo o dia. Já em caso de necessidade pode ser facilmente trocada. Conta com uma fivela e um aro extra para acomodar o excesso de bracelete.

O Amazfit T-REX é leve e muito confortável!

Xiaomi
A traseira e os sensores do smartwatch Xiaomi

O relógio inteligente da Xiaomi marcou presença no meu pulso durante 6 dias. Durante esse tempo não senti desconforto ao dormir, tomar banho e no quotidiano. Pode, no entanto, ficar preso na roupa uma vez que as suas dimensões são consideráveis.

Como grande destaque neste T-REX temos um ecrã de 1,3 polegadas AMOLED, circular e completo. O smartwatch aparenta ter uma cobertura oleofóbica uma vez que o vidro do ecrã tende a não ficar coberto de dedadas e outras sujidades.

Trata-se de um ecrã sensível ao toque, mas podemos apenas utilizar os 4 botões físicos para usufruir de todas as funções. Algo útil uma vez que este relógio será utilizado ao ar-livre, durante sessões de treino e nas mais variadas condições.

Na parte inferior temos todos os sensores óticos do relógio, o BioTracker e os pontos de carregamento. No interior há um acelerómetro, giroscópio, sensor geomagnético, além da frequência cardíaca e GPS.

O melhor e o pior do Amazfit T-REX: o design

Xiaomi
Pormenor dos 4 parafusos e detalhes presentes no aro do relógio Xiaomi

O design vai dividir opiniões, ou se gosta, ou se escolhe outro smartwatch. É bruto, para atividades ao ar livre e sem medo de dar algumas quedas. No entanto, está o mais longe possível de ser um relógio formal, nem esse era o propósito da Xiaomi.

Dito isto, temos um relógio bem construído com um ecrã brilhante, de ótimas cores e boa resolução 360 × 360 pixeis com uma ótima densidade. O resultado são imagens nítidas, cores bem saturadas e boa visibilidade ao ar livre.

Peca por não ter o ecrã sempre ligado (always-on), mas ao levantar o pulso o display é ativado. Alternativamente, ao carregar num dos seus botões o ecrã também vai despertar, valendo referir que tem ajuste automático da luminosidade.

A certificação militar do Amazfit T-REX

Xiaomi
O relógio Xiaomi é capaz de sobreviver a grandes adversidades.

Por certificação militar entenda-se a robustez comprovada do smartwatch Xiaomi a temperaturas e condições extremas. De -40 °C até 70 °C, resistindo ao frio, calor, humidade, sal e água até uma pressão de 5 ATM, ou profundidade de 50 metros.

Ao todo o Amazfit T-REX conta com 12 certificações de grau militar, comprovando a sua resiliência em cenários desafiantes. Isto torna o relógio inteligente da Xiaomi num produto capaz de sobreviver a quedas, riscos e outros perigos dos desportos outdoor.

Há um total de 14 desportos pré-programados neste smartwatch fitness com a atual versão de firmware. Vale ainda realçar que durante as sessões de treino a localização GPS é utilizada para compilar um registo mais completo das práticas do utilizador.

Foi concebido para a prática desportiva, seja onde for!

Amazfit T-Rex
O registo da atividade começa pela app Amazfit

O relógio inteligente da Xiaomi conta com 14 modalidades incluídas. Para cada uma podemos acompanhar o tempo decorrido, distância percorrida, localização GPS, calorias queimadas e algumas métricas específicas para cada desporto e tipo de prática.

As modalidades incluídas são as seguintes: corrida, passadeira, corrida trail, caminhada, elíptica, hiking, escalada, sky, ciclismo de exterior, ciclismo de interior, natação em piscina, natação em mar aberto, fitness e triatlo (com a próxima atualização OTA).

Infelizmente a interface não está disponível em português de Portugal (nem do Brasil) no momento da redação desta análise. Vale ainda referir que o smartwatch utiliza o software e sistema operativo AmazfitOS com atualizações de firmware periódicas.

O Amazfit T-REX é um bom smartwatch com GPS

Xiaomi
Podes acompanhar a localização graças ao GPS

O Amazfit T-REX é um bom smartwatch com GPS, sobretudo tendo em conta o seu preço. Algo que é aplicado na monitorização das atividades, acompanhando o utilizador ao longo das sessões de exercício. Este é um dos argumentos mais fortes do relógio.

O sistema operativo, Amazfit OS, é baseado em gestos ou swipes e podemos navegar apenas com os botões laterais, físicos. A experiência de utilização é boa, com o relógio a ser rápido em todo o tipo de ações e navegação pelas funções.

O delay entre as transições é mínimo e sentimos que o terminal está sempre pronto a dar resposta às necessidades. É igualmente rápido a entre nas opções como a dar início ao acompanhamento das atividades físicas.

O relógio tem conexão Bluetooth e Wi-Fi

Xiaomi
Sincronizar o relógio Xiaomi é fácil e demora poucos minutos.

O smartwatch Xiaomi tem ligação Bluetooth 4.2 e 5.0, além de Wi-Fi a 2.4 Ghz para, por exemplo, descarregar as atualizações de firmware. Infelizmente não podemos passar músicas para os seus 40 MB de armazenamento interno.

A app Amazfit está disponível para Android e iOS de forma gratuita. A partir daí sincronizas o relógio, escolhes as watchfaces, vês os relatórios de atividade, gráficos que podes partilhar nas redes sociais e mais detalhes do produto.

A sincronização dos dados com a app de companhia é rápida e o emparelhamento Bluetooth também. A sincronização com a aplicação é rápida, bastando fazer o scan de um código QR no início do processo.

A autonomia do smartwatch pode chegar aos 66 dias

Xiaomi
O relógio traz um adaptador para o carregar

A bateria de 390 mAh de capacidade demora perto de 2 horas a carregar. A autonomia pode durar até 66 dias no modo Ultra, mas no modo normal consegue chegar aos 20 dias de uso sem restrições, sendo esta a utilização mais comum.

Caso estejas a utilizar o tracking contínuo de GPS o Amazfit T-REX tem autonomia para até 20 horas. Aqui terás um registo completo, ponto por ponto, da tua localização e deslocação ao longo do dia / exercício.

Em síntese, temos 3 situações de uso e duração da bateria. Entre 66 dias para um uso básico, 20 dias para uso normal e 20 horas para acompanhamento contínuo da posição do utilizador.

O carregamento do relógio é feito através da base magnética incluída, mais concretamente, através dos pogo-pins ou encaixes magnéticos. Em média, demora 2 horas a carregar totalmente.

Tens várias notificações a serem apresentadas no relógio

amazfit
O AmazfitOS é muito intuitivo e fácil de entender.

O Amazfit T-REX apresenta-te notificações no seu ecrã esquerdo. Aí terás acesso às notificações push enviadas pela aplicação do telemóvel para o relógio. É também a partir da app que podes definir que aplicações poderão enviar essas notificações.

Entre as apps testadas salientamos o Whatsapp, Instagram, Messenger, SMS e o telefone. O utilizador não pode responder às notificações, mas tem já um bom cartão de informação, fáceis de aceder e de limpar após a consulta.

Este ponto foi uma surpresa muito positiva, sobretudo quando alguns modelos mais caros da Amazfit não facultam esta opção.

Veredito - ótimo relógio Xiaomi para desporto outdoor

Xiaomi
Leva este relógio Xiaomi para todo o lado, ele vai resistir!

Gostamos de quase tudo neste relógio, mas podemos resumir as suas qualidades em imensa robustez, grande autonomia e localização GPS incluída. Tudo isto, coroado, com uma boa relação preço / qualidade se tivermos em conta todas as suas funções.

O relógio Xiaomi foi feio para praticantes de desportos ao ar livre e cumpre essa premissa com grande distinção! Além disso, a relação preço / qualidade acaba por tornar este produto no topo das nossas recomendações.

O relógio é muito leve e de aparência plástica, algo que não abona propriamente o seu design. No entanto, se gostas deste look desportivo então o T-REX vai combinar com o estilo.

Aproveita também para conhecer o relógio Amazfit Stratos 3, o modelo de topo da Xiaomi. Não te esqueças de ver a análise à Mi Band 4, a melhor pulseira inteligente do momento, ou de conhecer os melhores telemóveis Xiaomi no mercado.

O Amazfit T-REX está disponível nas lojas Mi Store em Portugal, onde também terás contacto direto com o produto antes de o comprar e claro, assistência pós-venda, entenda-se, garantia.

Giveaway do Amazfit T-REX: vencedor a ser anunciado dia 24

Xiaomi
Participa no nosso passatempo no Instagram

O smartwatch Amazfit T-Rex da Xiaomi está disponível na Amazon.ES desde 109 €. A 4gnews agradece à Mi Store Portugal pela cedência do equipamento para review / teste.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.