Os perigos das redes Wi-Fi públicas e do carregamento partilhado
Depois de ter avisado os utilizadores sobre o perigo de phishing através de Inteligência Artificial, a Google vira agora as suas atenções para as redes públicas de Wi-Fi e carregamento partilhado.
No seu relatório “Atrás dos ecrãs” agora divulgado, a gigante tecnológica faz um alerta sério sobre o perigo que os dispositivos Android correm pela utilização não segura deste tipo de redes e carregamento.
Tudo porque as redes públicas de Wi-Fi não encriptadas podem ser facilmente exploradas por hackers para obter dados pessoais e palavras-passe. Assim como os postos de carregamento USB públicos.
A Google alerta que a utilização não protegida destes recursos, coloca em perigo 94% dos utilizadores Android. E os utilizadores iOS também não estão seguros.
As recomendações da Google
No seu relatório “Atrás dos ecrãs”, a Google não só faz alertas, como também emite algumas recomendações para uma utilização mais segura e protegida destes recursos públicos.
Em primeiro lugar, as ligações Wi-Fi automáticas devem ser desativadas. Tudo para que o utilizador tenha conhecimento e controlo sobre cada rede a que se liga.
A Google recomenda também a utilização de uma VPN fiável, sempre que o utilizador se ligar a uma rede pública Wi-Fi. Os utilizadores devem ainda certificar-se que as páginas web consultadas têm o cadeado de segurança HTTPS no browser.
Quanto ao carregamento público, são feitas duas recomendações cruciais. Em primeiro lugar que sejam usados carregadores do próprio utilizador nas tomadas disponíveis ou que os dispositivos móveis sejam carregados com uma power bank, igualmente própria.
🏆 Prémios 4gnews 2025
Vota nos teus favoritos e ganha prémios incríveis.
👉 Votar agora


