Alerta: remove esta app Android com mais de 50 000 downloads

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O alerta foi dado pelos peritos em cibersegurança da agência ESET que descobriram uma app popular para Android infetada por malware específico. A aplicação esteve a espiar os smartphones dos utilizadores durante vários meses, até então disponível na loja oficial, a Google Play Store.

A aplicação propriamente dita registou mais de 50 000 downloads e instalações em dispositivos móveis Android e passou de uma simples app para gravar o ecrã para uma ameaça. Isto é, apesar de prometer funções inócuas, escondia uma ação oculta devido ao software malicioso que incorporava.

App chegou à Google Play Store em setembro de 2021

Google Play Store

O mais peculiar é o facto de a aplicação não ter nenhum tipo de software malicioso, ou trojan, aquando da sua primeira disponibilização na Google Play Store em setembro de 2021. Ou seja, a sua primeira compilação era perfitamente inócua.

Foi só posteriormente, com atualizações da app, que o código malicioso, capaz de extrair gravações de voz do smartphone com o microfone, seria introduzido. A data exata desta atualização foi apontada para agosto de 2022 com a versão 1.3.8.

Mais ainda, a aplicação podia ter acesso a mais informação delicada no dispositivo móvel, a todo e qualquer dado armazenado no smartphone Android. Até então escapou aos filtros da Google Play Store, sendo agora denunciada na pesquisa da ESET.

Infeção com o malware AhRat oculta até então na Google Play Store

iRecorder - Screen Recorder

Mais importante, o nome da aplicação: iRecorder - Screen Recorder. Tal como o nome indica, esta era uma ferramenta para gravação do ecrã, algo bastante comum para dispositivos Android e cumpria com essa função.

Aliás, as avaliações na Play Store eram maioritariamente positivas, sinalizando um correto funcionamento da aplicação para o fim de gravar os conteúdos do ecrã. Não sabiam, porém, os utilizadores que a app também tinha outro propósito, mais sinistro.

O risco agravou-se em agosto de 2022 com a introdução da supracitada versão 1.3.8 da app através da Google Play Store. Aí, ao analisar o seu funcionamento, foi descoberto que a aplicação podia usar o microfone do dispositivos para escutar as conversas.

Removam a app iRecorder - Screen Recorder

Até então era necessário conceder permissão para a app ter acesso a tal (o microfone), passando agora a contornar essa verificação de segurança. A aplicação também tinha acesso ao armazenamento do dispositivo móvel, significando que podia vasculhar tudo o que tivéssemos guardado.

Por fim, após a denúncia pela ESET, a Google já removeu a app da Google Play Store. Porém, caso ainda a tenham instalada no smartphone, o melhor será mesmo remover a aplicação o quanto antes.

ESET #malware researcher Lukas Stefanko revealed how an initially legitimate #Android app morphed into a malicious #trojan that could steal users' files and record surrounding audio from the device’s microphone and then exfiltrate it. Find out more in a video with @TonyAtESET pic.twitter.com/Ju0QrDN3Ro

— ESET (@ESET) 26 de maio de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.