
Bomba de calor a carregamentos até 80%
Os carros elétricos não se dão bem com o calor por serem mais sensíveis às temperaturas elevadas. Mas podes ter alguns cuidados para evitares situações desagradáveis.
Por exemplo, deve optar, no mento de compra por um modelo que esteja equipado com uma bomba de calor. Tal como o Automóvel Club de Portugal (ACP) explica, através deste componente o EV usa a energia térmica do sistema de propulsão elétrica e dos componentes eletrónicos para poupar na refrigeração da cabine.
Em dias mais quentes é também, especialmente recomendável, que o carregamento do carro não ultrapasse os 80%. Com este carregamento, o condutor pode evitar o sobreaquecimento da bateria, além de a proteger na sua longevidade.
Estacionamento e limite de velocidade
Outro dos conselhos do ACP é que os condutores tentem estacionar em locais à sombra, para que o carro não fique sob luz solar intensa. Este conselho passa a recomendação no momento de carregar o EV.
Dizem os especialistas que a temperatura ideal do local onde se abastece deve estar entre os 10ºC e 30ºC. Mais uma vez, para evitar o sobreaquecimento da bateria.
Em plena viagem, os condutores também devem adaptar a sua condução. Devem evitar acelerações repentinas e limitar a velocidade.
Aconselha-se que os condutores façam uso do modo Eco que limita algumas funções. E se limitarem o uso do ar condicionado e dos sistemas de infotainment, os condutores não só protegem o EV contra o calor, como também poupam energia.