ALERTA: Confirma que não tens nenhuma destas Apps no teu Android! Sabe a razão

Vitor Urbano
1 comentário

A Google Play Store coloca à disposição dos utilizadores Android largos milhões de jogos e aplicações, que por vezes acabam por colocar a sua segurança e privacidade em risco. Ainda que a Google continue a trabalhar no desenvolvimento das suas ferramentas de segurança, é virtualmente impossível "caçar" todos os malwares implementados em algumas aplicações.

Por isso mesmo, empresas de segurança têm assumido um papel crucial na segurança dos utilizadores Android, reportando constantemente várias aplicações à Google. A mais recente lista foi descoberta pela Evina, que reportou 25 aplicações que já foram removidas da Google Play por roubarem os dados de login dos utilizadores.

Android aplicações perigosas Google Play

Aplicações colocam milhões de utilizadores Android em risco

Ainda que muitas destas aplicações não apresentem números de downloads tão altos como vimos em outras situações, ao todo esta lista de 25 aplicações acumula mais de 2,5 milhões de instalações. Ainda que muitos utilizadores tenham provavelmente acabado por desinstalar as aplicações dos seus smartphones, é provável que largas centenas de milhares de utilizadores continuem vulneráveis.

De acordo com a empresa de cibersegurança, este malware funciona de uma forma extremamente simples e tem um único objetivo, roubar informações de login do Facebook. Basicamente, esperava inativo que o utilizador abrisse uma aplicação feita pelo Facebook e rapidamente abria uma página no browser onde apresentava uma página de login falsa.

Muito provavelmente, utilizadores mais experientes (ou mais atentos) iriam conseguir perceber esta troca de páginas e fechar de imediato a página falsa. No entanto, são muitos os utilizadores que acabam por cair nestes truques e vêm as suas contas serem roubadas.

Mesmo não sendo possível garantir a 100% que as aplicações que instalamos são totalmente seguras, existem alguns pequenos truques que te ajudam a garantir a tua segurança. Um deles é ver com atenção as classificações e comentários feitos às aplicações na Google Play, antes de as instalares.

É importante que te certifiques que nenhuma destas aplicações está instalada no teu smartphone!

Ainda que a Google tenha prontamente removido todas estas aplicações da Google Play Store, não conseguem fazer com que a aplicação desapareça dos smartphones que já as tenham instalado. Por esse motivo, é importante que vejas manualmente se tens alguma destas aplicações.

Caso não sejam desinstaladas manualmente, o malware vai continuar ativo no teu smartphone e corres o risco de ter os dados do Facebook roubados. Além disso, é possível que os developers façam alterações ao malware, de forma a "apontar a mira" para outro tipo de informações.

Antes de ires, vê os melhores jogos para Android que não precisam de Internet. Além disso, descobre os melhores telemóveis para fotografia, com as melhores pontuações na DxOMark.

Editores 4gnews recomendam:

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.