ALERTA: confirma que não tens estas aplicações Android no teu smartphone! Eis a razão

Filipe Alves
1 comentário

São 11 aplicações que deves verificar se tens no teu smartphone Android. Aplicações estas que contam com um malware chamado "joker".

Já não é a primeira vez que vemos este tipo de Apps com o mesmo malware na Google Play Store, porém, este não é um malware fácil de detetar devido à forma como opera. Mas já vamos a isso. Para já confirma que não tens as Apps no teu smartphone.

Aplicações Android que tens de apagar do teu smartphone

Apps Android alerta apagar já

  • Imagem compress com o nome de código: com.imagecompress.android
  • Contact with me com o nome de código: com.contact.withme.texts
  • HM Voice Friends and SMS com o nome de código: com.hmvoice.friendsms
  • Relaxation Message com o nome de código: com.relax.relaxation.androidsms
  • Cheery Message com o nome de código: com.cheery.message.sendsms
  • Peason loving message com o nome de código: com.peason.lovinglovemessage (duas apps diferentes)
  • Recovery Files com o nome de código: com.file.recovefiles
  • LPLocker com o nome de código: com.LPlocker.lockapps
  • Remind me Alarm com o nome de código: com.remindme.alram
  • Training Memory game com o nome de código: com.training.memorygame

Estas são as aplicações que deves tomar cuidado. A Google já as retirou da Google Play Store, porém, não significam que tivessem saído dos telemóveis dos utilizadores.

As aplicações foram instalados mais de 500 mil vezes. Ou seja, ainda é uma fatia grande que conta com estas aplicações Android no smartphone.

Como funcionava o malware Joker

O malware era inteligente ao ponto de não se ativar nos primeiros dias de forma a passar despercebido ao utilizador e às deteções de malware da Google.

Em síntese, o malware subscrevia os utilizadores em aplicações premium. Isto fazia que do nada o cliente começasse a ver a sua conta mensal a aumentar ou dinheiro a ser descontado do seu saldo.

Em suma, é um malware que a Google não tem muitas formas de evitar. Pelo menos para já. Porém, já nos foi referido que existe uma luta para conseguir detetar problemas de forma mais rápida e, acima de tudo, antecipada. Isto é, antes das Apps caírem na Google Play Store para download.

Antes de ires, descobre as melhores VPN grátis a funcionar. Além disso, vê os melhores telemóveis Xiaomi, já no mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.