A empresa de segurança cibernética CSIS encontrou um grupo de aplicações bastante populares na Google Play Store. Infelizmente, estas apps estão recheados de software malicioso denominado Joker, criado para fazer subscrições fraudulentas. Eis a lista de aplicações a evitar a todo o custo.
Aplicações em que malware Joker foi detetado
- Advocate Wallpaper
- Age Face
- Altar Message
- Antivirus Security - Security Scan
- Beach Camera
- Board picture editing
- Certain Wallpaper
- Climate SMS
- Collate Face Scanner
- Cute Camera
- Dazzle Wallpaper
- Declare Message
- Display Camera
- Great VPN
- Humour Camera
- Ignite Clean
- Leaf Face Scanner
- Mini Camera
- Print Plant scan
- Rapid Face Scanner
- Reward Clean
- Ruddy SMS
- Soby Camera
- Spark Wallpaper
O que fazer nestas situações
Caso tenhas algumas destas Apps instaladas no teu telemóvel, desinstala-as de imediato. De seguida, verifica as tuas subscrições na opção "As minhas subscrições" na Google Play Store, para confirmar se tens alguma subscrição que não tenha sido feita por ti.
É recomendado ainda que verifiques os extratos dos cartões de crédito que tiveres associados à Play Store. Segundo a CSIS, este malware faz pequenos pagamentos periodicamente, roubando assim quantias avultadas a vários utilizadores.
As aplicações fraudulentas já contam com quase meio milhão de downloads
Entretanto, a Google já removeu estas Apps da Google Play Store. Contudo, a CSIS informa que este malware já está ativo desde junho, fazendo subscrições automáticas a qualquer utilizador que tivesse o azar de instalar as aplicações no seu dispositivo.
A CSIS explica que o malware Joker consegue criar uma interação automática entre o utilizador e o serviço de subscrição fraudulento. Inclusive, o malware consegue extrair o código de oferta do site, recolher a confirmação por SMS enviada ao utilizador e completar o processo.
Editores 4gnews recomendam:
- Rússia acusa Google e Facebook de correr anúncios políticos sem autorização
- Apple admite ter excesso de trabalhadores temporários nas linhas de produção
- Huawei P40 deverá ser o primeiro smartphone com HarmonyOS