bigstock-transportation-and-ownership-c-52178125

A Alemanha está com dificuldades em atingir os objectivos propostos no acordo ambiental de Paris e a possível solução é abandonar os veículos de combustão até 2030 e passar a vender apenas veículos elétricos após esse ano, e parece que vai tentar levar a Europa toda a fazer o mesmo.

Vê ainda: Tesla: Tudo sobre o novo Model 3

   

Foi do parlamento alemão que esta proposta surgiu e foi também neste que foi aprovado o seu envio para o parlamento Europeu onde irá ser discutida nos próximos meses.


Já são alguns os países que estão a discutir a introdução de leis que não só permitam apenas o uso de viaturas elétricas em certos pontos ou cidades inteiras mas também a cessão total das vendas de viaturas de combustão.

teslamodel3
O futuro modelo 3 da Tesla com alta autonomia por um preço de 35.000 doláres

Pode parecer radical mas se a evolução do mercado dos EV continuar a prosperar e a tecnologia eléctrica a evoluir podemos ter nos próximos 5 anos viaturas elétricas a um preço baixíssimo por kilómetro e com autonomias superiores a 500km, semelhantes aos Tesla.

Vê também: Piloto Automático do Tesla S causa o primeiro morto em acidente

Crescimento EV Alemanha 2015
Registo de viaturas eléctricas e híbridas na Alemanha entre 2010 e 2015

A Alemanha é um dos países, onde se inclui Portugal, que contribui com um incentivo monetário na compra de uma viatura eléctrica e que ronda os 4000€. Até ao momento estão registados 25 mil carros elétricos no pais juntamente com 150 mil híbridos e estima-se que se esta lei for aprovada serão precisos 20 anos para que o último carro de combustão saia da estrada.

São boas noticias para os fabricantes de automóveis que já estão apostar forte no desenvolvimento dos seus veículos híbridos/elétricos e que com esta "ameaça" do parlamento alemão podem aumentar ainda mais os seus esforços de forma a estarem preparados para o que ai pode vir.


Em Portugal o consumidor comum ainda está bastante céptico em relação aos automóveis e veículos eléctricos maioritariamente devido aos elevados preços destes meios de transporte no nosso pais. Já as entidades privadas e públicas como a PSP têm vindo a aumentar o número de viaturas eléctricas na sua frota desde 2014, o que é bastante interessante.

Talvez queiras ver:

Estes são os planos de Elon Musk para colonização em Marte

Microsoft: Próximo evento da marca não trará novos Smartphones

Elon Musk diz que sim a um posto de serviço da Tesla em Portugal

FonteElectrek

A tentar mudar o mundo linha de código a linha de código. Estudante de Eng. Informática, “Software Developer” nos tempos livres e apaixonado desde sempre por tecnologia.