Home Apple

AirPods da Apple: Um atraso que pode manchar a reputação da marca

Este é o primeiro grande atraso da Apple desde 2010

apple-airpods-4gnews

Anunciados pela Apple durante o evento de setembro onde também foram apresentados os iPhone 7 e iPhone 7 Plus, os AirPods servem duas funções. Liderar o mercado na forma como ouvimos música e, em segundo lugar mas igualmente importante, colmatar a notória ausência do perfeitamente funcional jack de 3.5mm que a Apple decidiu eliminar dos seus iPhones, tudo em nome da inovação, claro.
Três meses depois da sua apresentação oficial continuamos sem ver qualquer sinal dos AirPods nas lojas da Apple. Apesar do seu lançamento no mercado ter sido inicialmente previsto para outubro, continuamos sem avistar este pequeno gadget. Os atrasos sucessivos ainda não foram justificados, tampouco foi fornecida uma data aproximada para o início da sua venda ao público.

Algo irónico para uma empresa que se orgulha tanto de ser das primeiras ou a primeira a fazer chegar os seus produtos ao público e a todos os grandes mercados. Depois de tanto protesto contra a retirada do jack de 3.5mm a Apple continua sem conseguir justificar esta decisão nem sequer fornecer uma alternativa viável e mais cómoda preconizada pelos AirPods. Sim, porque a minha noção de bom-senso não admite que me tentem convencer que o adaptador incluído é uma solução mais prática do que a conexão via jack de 3.5.

   
apple-airpods
fonte: Apple

Este colossal atraso (para os padrões da marca) na chegada dos AirPods, prova que até a Apple pode falhar, e efetivamente fê-lo ao não conseguir fazer chegar o seu produto, já nem digo nas semanas seguintes à sua apresentação mas nem sequer a tempo da quadra natalícia. Uma grande desilusão e uma lição de humildade.

Para terem noção do quão raro isto é na Apple, o último produto cujo lançamento foi atrasado foi o iPhone 4 em 2010 que, segundo a Apple, se deveu a desafios e dificuldades na produção do novo equipamento. Contudo, sobre os AirPods nada foi dito, a empresa de Cupertino tem mantido um véu de secretismo quanto às razões por detrás de tamanha espera para conseguir adquirir um gadget aparentemente simples, por muitas funções e tecnologia que dele façam parte.
Os AirPods têm um preço de venda de 179€ e o atraso da marca é uma benção para todas as concorrentes que se apressaram em abastecer o mercado com várias soluções assentes na conexão Bluetooth. Segundo o Wall Street Journal os auriculares e auscultadores sem-fios pela primeira vez venderam mais do que os seus equivalentes com fio/cabo. Bem, na verdade vendem-se muitos mais auscultadores/auriculares (headphones/earhpones) com cabo mas, tendo em conta o preço mais elevado dos equipamentos sem-fios fez que estes se tornassem mais relevantes no balanço de contas final.

Resta saber, será que quando (e se) chegarem ao mercado os AirPods ainda vão ter alguma procura? Sim, porque ao preço a que serão vendidos o que não faltam são alternativas bem sólidas de marcas com tradição neste segmento como a Bose, a AKG, a JBL, Sony e tantas outras...Já para não falar dos auriculares e auscultadores com conexão de 3.5mm mas esses, se tiveres um iPhone 7 ou iPhone 7 Plus, estão fora do teu alcance a menos que gostes de adaptadores e afins.

Talvez queiras ver:

Samsung apresenta oficialmente o Galaxy S7 edge Black Pearl

Meizu Pro 6 Plus anunciado com o mesmo processador do Galaxy S7

Já temos novidades do Android Nougat para os Galaxy S7 e S7 edge