A tecnologia dos carregadores dos nossos dispositivos eletrónicos também tem evoluído nos últimos anos. O grande avanço deu-se com a introdução dos carregadores baseados em nitreto de gálio (GaN), cada vez mais populares neste segmento.
Para quem não os conhece, este tipo de carregadores traz algumas vantagens importantes face aos carregadores tradicionais. Em síntese, eles são mais eficientes e mais rápidos, mas vamos explorar melhor o tema para perceberes porque deves considerar este tipo de carregadores na tua próxima compra.
O que é o nitreto de gálio
Em primeiro lugar, vamos ao básico. O nitreto de gálio, abreviado para GaN, é um semicondutor, tal como o silício usado nos carregadores tradicionais, que converte corrente alternada (AC) em corrente direta (DC), possibilitando o carregamento de baterias e afins.
Esta tecnologia não é nova no mercado, pois ela já marca presença numa variedade de eletrónicos desde a década de 1990. Contudo, ela tem sido usada mais frequentemente em produtos como transístores ou amplificadores que necessitam de uma voltagem superior.
Mas os avanços tecnológicos têm "forçado" o uso de nitreto de gálio em produtos de voltagem inferior, como os carregadores. Isso tem sido ainda impulsionado pela diminuição dos custos associados ao seu desenvolvimento.
As principais vantagens deste tipo de carregadores
Os carregadores de nitreto de gálio (GaN) oferecem sobretudo três vantagens. A saber, são menores e mais leves, suportam velocidades de carregamento superiores e conseguem carregar vários equipamentos em simultâneo.
Em primeiro lugar, os carregadores de nitreto de gálio têm uma eficiência superior, o que significa que geram menos calor durante o carregamento. Isso significa que são necessários menos componentes no interior para dissipar o calor, resultado em acessórios menores e mais leves.
Esta tecnologia consegue ainda gerir tensões mais altas com maior segurança. Isso significa que oferecem velocidades de carregamento superiores às dos carregadores tradicionais sem sacrificar a segurança dos utilizadores.
Graças à combinação dos dois atributos anteriores, os carregadores de nitreto de gálio conseguem carregar mais equipamentos em simultâneo. Eles fazem uma gestão mais inteligente na divisão da energia pelas várias portas, evitando o seu sobreaquecimento.
Portanto, se procuras um carregador mais rápido, mais eficiente e capaz de carregar vários dispositivos em simultâneo, esta é a tecnologia que deves procurar. Necessidades que deves ponderar da próxima vez que tiveres de comprar um novo carregador.
Preço ainda é um ponto menos positivo
A parte menos positiva dos carregadores GaN ainda é o seu preço. Como já referido, este semicondutor ainda acarreta custos superiores ao silício, o que se reflete no preço final dos acessórios.
Ainda assim, com a sua popularidade em crescimento, a tecnologia está a ficar mais acessível. Isso significa que, no futuro, o preço destes carregadores continuará a descer, tornando-se cada mais acessíveis aos consumidores.