As últimas horas têm sido complicadas no portal do e-fatura. Recorde-se que, em teoria, o prazo para validar as faturas terminava esta terça-feira, dia 25 de fevereiro. No entanto, o sistema informático tem dado alguns problemas.
Tanto assim é que, tal como a 4gnews noticiou recentemente, tem aparecido a seguinte mensagem: “por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde”.
A boa notícia é que, segundo relata a Rádio Renascença (RR), o prazo de validação das faturas vai ser alargado para esta sexta-feira, dia 28 de fevereiro.
Faturas podem ser validadas até dia 28 de fevereiro
O anúncio do alargamento do prazo foi feito esta terça-feira, pelo Ministério das Finanças (MdF). No comunicado oficial do MdF, pode ler-se que os contribuintes podem "proceder à validação das respetivas faturas até ao final do dia 28 de fevereiro".
A publicação refere ainda: "o elevado número de acessos ao e-Fatura do Portal das Finanças, que se registou ao longo do dia de ontem e que se continua a verificar durante o dia de hoje, em virtude do fim do prazo legal para a verificação e validação de faturas, provocou constrangimentos e limitações pontuais de acesso" (via RR).
Efetivamente, não se trata de uma situação totalmente inesperada, na medida em que já aconteceu antes. Quem o corrobora é a bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados, em declarações à Renascença.
A própria explica: "claro que isto não é uma situação nova. Desde que existe o e-fatura que isto acontece". Apesar da possibilidade da validação ter sido feita antes, Paula Franco destaca que "o último dia é um dia tão válido como os outros e os sistemas têm de estar operacionais".
Também é possível utilizar a app e-fatura
Os problemas intensificaram-se nos dias 24 e 25 de fevereiro (segunda e terça-feira), no portal e-fatura. No entanto, é importante referir que esta não é a única forma de fazer as validações das faturas. Também pode fazê-las pela aplicação, tanto para Android como para iOS.