Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Ainda não atualizaste o WhatsApp? Esta vulnerabilidade é a melhor razão para o fazer já!

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Meta disponibilizou recentemente uma nova atualização para a aplicação para Windows do WhatsApp que deves instalar já. Isto porque irá corrigir uma perigosa vulnerabilidade descoberta recentemente nesta plataforma de mensagens.

Em causa, uma falha de segurança que permite aos hackers embutir software malicioso em imagens. Um método de falsificação bastante comum neste meio, mas com consequências que podem ser graves para os lesados.

Versões do WhatsApp anteriores à 2.2450.6 encontram-se vulneráveis a este malware

Tal como se pode ler nas notas de atualização da Meta, esta vulnerabilidade afeta versões do WhatsApp anteriores à 2.2450.6. Por isso, se o teu WhatsApp no Windows está nesta versão ou numa anterior, não percas mais tempo e faz já a sua atualização.

WhatsApp
Imagem ilustrativa

Conforme explicam os especialistas, este é um método bastante utilizado no meio. No fundo, os hackers enviam para as vítimas imagens aparentemente inofensivas, mas que escondem ficheiros executáveis com software malicioso.

O problema concretiza-se se a vítima clicar duas vezes na imagem recebida. Nesse caso, será executado o malware escondido na imagem, comprometendo a integridade do teu computador e dos teus dados.

Esta vulnerabilidade pode ser ainda mais problemática em grupos no WhatsApp. Quer dizer que caso o hacker consiga aceder ao grupo, as hipóteses de ser bem-sucedido aumentam exponencialmente, pois poucos irão desconfiar que os seus integrantes possam partilhar malware.

A parte positiva desta notícia é que, segundo a publicação Cybernews, não existem evidências da exploração desta vulnerabilidade. Ou seja, acredita-se que poucos ou quase ninguém tenha sido afetado por este malware.

No entanto, a partilha deste tipo de notícias também tem o efeito inverso ao desejado. Ou seja, hackers que ainda não soubessem desta vulnerabilidade, podem aproveitar estas notícias para começar a usar esta falha de segurança em sistemas que ainda não tenham sido atualizados.

É por isso que te dizemos para atualizares já a tua app do WhatsApp para a versão mais recente. Esta é a forma mais eficaz de evitares ser vítima deste esquema.

Promoção do dia

Samsung Galaxy S24 256 GB
Samsung Galaxy S24Ecrã de 6,2" com 256 GB de capacidade e 8 GB RAM
600,77 €Amazon ES
985,02 €-39%
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.