Agora podes avaliar apps iOS da Apple na App Store

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

A partir de agora, a Apple permite que os utilizadores avaliem as aplicações iOS da empresa para iPhone e iPad.

O que significa que neste momento já podes dizer o que te agrada e o que detestas em aplicações como Music, News, Mail, entre outras.

Lançamento do iOS 15 levou à suspensão da restrição de avaliação

Desde que lançou o iOS 15 que a Apple suspendeu a restrição, em vigor até agora, que impedia os utilizadores de avaliar ou analisar aplicações iOS da Apple.

Ao que tudo indica, a política de restrição da Apple terá chegado ao fim para responder à pressão competitiva existente. Isto porque, as aplicações de terceiros são obrigadas a exibir a classificação dada pelos utilizadores na App Store.

Quais são as apps Apple melhor classificadas pelo público?

Uma vez que a opção está disponível há pouco tempo, as avaliações e reviews dos utilizadores registam ainda um número reduzido. No entanto, a recente atualização para iOS 15 que, como é hábito em qualquer atualização, leva a alguns problemas, já fez com que alguns utilizadores usassem as novas "ferramentas".

Para já, as conclusões que se podem tirar é que nenhuma app Apple consegue ter a pontuação máxima de cinco estrelas. Neste momento, o Voice Memos é o melhor classificado com a pontuação de quatro estrelas e a aplicação de meteorologia parece ir no bom caminho com uma pontuação de 3,7 estrelas.

Aplicações iOS que não podem ser pontuadas pelos utilizadores

Saliente-se, no entanto, que a possibilidade de publicação de análise e avaliação não está disponível para aplicações nativas que não estejam listadas na App Store. Por outras palavras, apps como as Mensagens não estão abertas ao escrutínio público, uma vez que não podem ser excluídas ou reinstaladas através da App Store.

Até agora, uma das apps Apple que tem sido mais criticada pelos utilizadores é a Translate que obtém apenas 2,2 estrelas e que, de acordo com as análises publicadas, fica aquém da sua concorrente Google Translate. Também a Apple News não vai além das 2,3 estrelas pelo facto de bloquear durante a navegação dos artigos, afirmam os utilizadores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi pede ajuda dos utilizadores para testar o Android 12 nestes 3 smartphones
  • Honor 50 a caminho da Europa com serviços Google Play
  • Apple pode substituir iPhone 14 mini por este novo modelo
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt