A Altice Portugal foi vítima de um ataque informático, conforme relatado hoje. A empresa, proprietária da operadora de telecounicações MEO, não partilhou detalhes técnicos sobre o ataque, indicando apenas que o mesmo não teve impacto relevante nos serviços.
A verdade é que este não é o primeiro ataque sofrido pela empresa. A Altice afirma que esta situação tem sido recorrente, mas que felizmente não causa impacto no fornecimento de serviços domésticos aos clientes da MEO. A situação já foi entretanto comunicada às entidades competentes.
Ainda a semana passada, a EDP relatou ter sofrido um ataque informático à sua rede corporativa. A fornecedora de energia afirmou que o ataque não teve impacto no seu funcionamento, tendo apenas que fazer pequenas adaptações.
Altice cita COVID-19 como causa para aumento de ataques informáticos
Com as medidas de quarentena, temos um maior tráfego online onde as pessoas passam cada vez mais tempo "coladas" aos telemóveis e computadores. Desta forma, a Altice afirma que este aumento de utilização aumenta o risco de propagação de malwares ou mensagens fraudulentas.
A informação é corroborada pelo Centro Nacional de Cibersegurança e várias empresas de segurança informático pelo mundo. Com a adoção dos sistemas digitais, há mais oportunidades para que criminosos possam proliferar na internet e estes ataques são um exemplo disso.
Adicionalmente, com a situação do COVID-19, temos os e-mails, sites e mensagens a circular com informações falsas ou fraudulentas. Utilizadores mais ingénuos que abram links podem ter os seus equipamentos infetados, levando a roubo de dados pessoais ou mesmo financeiros.
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