A segurança rodoviária é uma preocupação constante das autoridades estatais que todos os dias trabalham para travar os condutores que gostam de ultrapassar os limites máximos permitidos. Agora temos também os radares de velocidade em cascata, a nova arma contra os "aceleras", já em pleno funcionamento em Espanha.
Em boa verdade não é um novo radar, mas sim uma nova organização dos equipamentos de controlo e registo de velocidade. Este sistema consiste na colocação de um cinemómetro, vulgarmente conhecido como radar móvel, após o radar fixo. O objetivo? Apurar as variações de velocidade dos condutores.
Radar fixo combinado com radar móvel compõe os Radares em Cascata
As forças da autoridade podem assim contornar os condutores que tentam ludibriar os radares de velocidade ao essencialmente abrandar em zonas sinalizadas como de controlo de velocidade. O conceito não é novo e como aponta a publicação Plu7, já é bem conhecido da DGT em Espanha.
Uma vez que os radares fixos são sempre sinalizados nas estradas, além de profusamente conhecidos pelas aplicações de navegação como a Waze, travar antes destas zonas é prática comum. Porém, como muitos espanhóis já descobriram, esta solução já não surte os efeitos pretendidos há algum tempo.
Assim sendo, temos dois equipamentos de controlo de velocidade a funcionar nesta nova organização. A par do radar fixo, temos também o radar de velocidade móvel situado a alguns metros, ou alguns quilómetros deste primeiro.
Assim, é possível apurar se um motorista vinha em excesso de velocidade e travou apenas ao aproximar-se da zona de radar fixo.
Radar móvel é escondido para "caçar" os infratores
A sua primeira utilização em Espanha data de 2019, em Navarra, sendo posteriormente replicado no território espanhol. Desde então, a Direção-Geral de Trânsito (DGT) terá aperfeiçoado este sistema.
O resultado está à vista com mais de 3,7 milhões de "multas" por excesso de velocidade a serem emitidas em Espanha durante o último ano de 2022, segundo a imprensa local.
A propósito e tal como avançam os colegas da Pplware, efetuado o registo das velocidades (as duas leituras), é fácil calcular a velocidade média a que circulava um condutor.
Tal como em Espanha, agora também em Portugal
Isto dito, se em determinado troço viário o condutor circulava acima do limite legal, não resta escusa para a contra-ordenação rodoviária (vulgo multa). Por outras palavras, de pouco adiantará agora travar em determinadas zonas e depois exceder os limites.
Por fim, este sistema já se encontra instalado em Portugal desde 2021, segundo a mesma fonte, porém, ainda não estaria em funcionamento pleno. Agora, contudo, para reforçar a vigilância durante o verão, espera-se que o mesmo comece a ser aplicado e efetivamente usado pelas forças policiais.
Em suma, porque todo o cuidado é pouco. Não há valor que supere a nossa segurança e integridade física, pelo que devemos ter mais ponderação ao circular também nas estradas de Portugal.
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