
Conduzir de chinelos de praia e em tronco nu é permitido
Depois de conheceres as horas e locais dos radares da PSP neste mês de agosto, é altura de desmitificar se podemos conduzir de chinelos de praia e em tronco nu. De acordo com informações divulgadas pelo ACP, sim, é permitido.
No Código da Estrada não há qualquer proibição sobre conduzir de chinelos de praia ou em tronco nu. A única indicação dada é que tanto o vestuário como o calçado não representem um entrave para uma condução segura.
Como tal, podemos conduzir de chinelos de praia e em tronco nu, desde que tal permita conduzir de forma segura.
Mas atenção existem alguns chinelos que podem impedir operar de forma conveniente os pedais. Por exemplo, chinelos com sola mais grossa e demasiado largos podem tocar em dois pedais, em simultâneo.
Conduzir na areia
Se estamos a conduzir de tronco nu e de chinelos é provável que nos estejamos a dirigir para uma praia. Em Portugal, muitas zonas balneares implicam conduzir o carro por estradas com areia e o ACP tem algumas recomendações para que tudo aconteça em segurança e sem percalços.
Por exemplo, o mecanismo de tração às quatro rodas deve ser desativado. Tudo porque, na areia, pretende-se que as rodas “flutuem” para não ficarem presas. O problema é que o controlo de tração vai assimilar este tipo de condução como falta de aderência à estrada. Como medida de segurança, bloqueia as rodas.
O ACP aconselha também que os carros sejam estacionados, preferencialmente, inclinados e no sentido da inclinação. Isto para evitar que haja demasiada areia à frente dos pneus e para reduzir substancialmente as probabilidades de atolamento.