Aeronave elétrica inovadora pode mesmo ficar em terra

Pedro Alves
Pedro Alves
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A ideia de um avião 100% elétrico, capaz de descolar e aterrar em modo vertical, há muito que alimenta vários projetos da indústria aeronáutica, mas nem sempre com soluções que passaram do papel aos modelos físicos.

A startup Lilium foi uma das poucas a conseguir colocar em prática a ideia de uma aeronave com estas características, trabalhando desde 2015 num modelo do tipo VTOL (vertical take-off and landing) - o Lilium Jet.

É uma solução com motores elétricos, capaz de atingir velocidades de 100 km/h, com um funcionamento com zero emissões e um ruído muito baixo, garante a empresa.

Dinheiro acaba antes dos voos comerciais

Aeronave elétrica Lilium Jet
Imagem: Lilium

O primeiro protótipo do Lilium Jet chegou a levantar voo para um conjunto de testes, com os resultados e a tecnologia envolvida a atrair mais investimento de vários parceiros de dimensão mundial.

Desde os gigantes tecnológicos Tencent e EMC, à NetJets, Saudia, Lufthansa, ABB ou a Azul, de David Neeleman, cerca de 20 parceiros aderiram a este negócio da Lilium, garantindo não só a entrada de fundos na empresa, como encomendas de aeronaves para garantir a sustentabilidade do projeto.

Até 2021 a Lilium já tinha levantado mais de mil milhões de dólares de investimento, segundo informações do TechCrunch, chegando a estar cotada no Nasdaq Exchange. Mas, ao que tudo indica, os investimentos foram insuficientes.

Governo alemão chumba financiamento

Aeronave elétrica Lilium Jet
Imagem: Lilium

Depois de um acidente em terra com o primeiro protótipo da Lilium Jet, a empresa viu-se obrigada a suspender os testes do segundo protótipo e a adiar o projeto.

Terminados os fundos para dar continuidade ao desenvolvimento da aeronave, a Lilium foi avançando com os investimentos de terceiros, até à recusa de um novo financiamento.

Esta semana a empresa anunciou que o parlamento alemão recusou dar garantias para um empréstimo de 50 milhões de euros, falhando também um acordo com o Governo estadual da Bavaria, Alemanha, para obter esse financiamento.

Resultado: no seu site a empresa anunciou oficialmente a 24/10 que vai interpor um pedido de insolvência na justiça e apresentar um projeto de reestruturação baseado nos seus ativos, de forma a tentar que o Lilium Jet possa, ainda, levantar voo.

Lilium Jet em voo de testes
Protótipo da aeronave elétrica Lilium Jet em voo de teste.
Imagem: Lilium

A descolagem depende da decisão do tribunal alemão e, aceite a reestruturação, da capacidade da empresa desenvolver, em tempo útil, o que falta para a sua aeronave levantar voo numa versão comercial.

Pedro Alves
Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.