Adobe compra vídeos para criar IA e está a pagar bem por cada minuto

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Tempo de leitura: 1 min.

A Adobe está a dar um passo importante para construir a sua própria ferramenta de Inteligência Artificial geradora de vídeo a partir de texto: obter material para treinar o seu modelo de IA. Para evitar problemas com os direitos de autor, a empresa decidiu comprar vídeos e está a pagar 3 dólares por minuto.

A Adobe está a pedir mais de 100 clipes curtos

Adobe IA vídeos
Imagem: edição de Shutterstock / Artistdesign.13 e Piotr Swat

De acordo com os documentos vistos pela Bloomberg, a Adobe está a solicitar à sua rede de fotógrafos e artistas mais de 100 clipes curtos. O pagamento médio é de cerca de 2,62 dólares por minuto de vídeo enviado, mas pode chegar a cerca de 7,25 dólares por minuto.

Os vídeos pedidos devem apresentar pessoas envolvidas em ações cotidianas, como caminhar; ou a expressar emoções, como alegria e raiva. Além disso, a empresa de software também solicita fotos simples da anatomia de mãos, olhos e pés; e vídeos de pessoas "a interagir com objetos", como smartphones ou equipamentos de ginástica.

A Adobe alertou sobre o envio de material protegido por direitos de autor, nudez ou outro "conteúdo ofensivo", que não serão utilizados e nem receberão pagamentos.

Chegada do Sora, da OpenAI, motivou investimento da Adobe

A Adobe não está exatamente atrasada na "corrida da IA". A empresa já lançou diversos recursos nos seus softwares, como o Assistente IA capaz de resumir PDFs e responder a perguntas.

O Photoshop e o Illustrator também ganharam ferramentas com recursos generativos de IA capazes de produzir imagens e ilustrações a partir de prompts de texto.

Contudo, o lançamento recente do incrível modelo de geração de vídeo Sora, da OpenAI, parece ter alimentado a concorrência no mercado de softwares criativos. E a Adobe parece estar a preparar-se para responder à altura muito em breve.

Sabryna Esmeraldo
Sabryna Esmeraldo
Sabryna trabalha com comunicação há mais de dez anos e especializou-se a produzir conteúdos e tutoriais sobre aplicações e tecnologia. Consumidora de streamings e redes sociais, adora descobrir as novidades do mundo.