Adobe anuncia Photoshop e Illustrator em versão web. Mas há um senão

Bruno Coelho
Comentar

O Photoshop e o Illustrator são ferramentas de trabalho para muitos, e a Adobe acaba de anunciar uma grande novidade para estes dois serviços muito populares. Estas duas apps passam a ter versão web, mas há um senão.

Em comunicado, a Adobe afirma que a chegada do Photoshop e Illustrator em versão web não vai permitir que faças trabalhos complexos a partir desse meio. Será sobretudo uma ferramenta de colaboração.

Adobe Photoshop e Illustrator não vai permitir edições complexas na versão web

Poderão ser feitas edição básicas, mas a principal função será tornar mais fácil a partilha do trabalho com outros colaboradores. Desta forma estes poderão abri-lo facilmente, e dar o feedback necessário para o melhorar.

Este é o aspeto ado Adobe Photoshop na versão web
Este é o aspeto do Adobe Photoshop na versão web

Tal como refere o Engadget, é possível partilhar o teu trabalho no Adobe Creative Cloud com outros utilizadores em qualquer lado. Contudo, é necessário que estes tenham a app instalada no seu computador ou no iPad.

A diferença aqui é o que os outros passam a poder “rever e adicionar comentários diretamente no navegador sem ter de descarregar aplicações ou ter uma assinatura Creative Cloud”.

Desta forma, mostrar o teu trabalho atual aos teus colegas ou mesmo a clientes, deixa de ser um processo mais demorado. E mesmo no browser será possível fazer “edições rápidas” como ajustes de cor.

Funcionalidade já está disponível via atualização

No comunicado da Adobe, esta refere que a nova funcionalidade pode já pode ser utilizada, bastando fazer atualização para a versão mais recente das apps. A partir daí, partilhar os teus projetos nunca foi tão simples.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.