Depois de uma pausa em 2025, em que a Xiaomi se focou apenas no seu smartphone dobrável em formato concha do ano passado, parece que a marca está a preparar um grande regresso ao formato livro em 2026. E os primeiros rumores (via Gizmochina), indicam uma mudança de nome radical que pode alterar a estratégia da empresa para este segmento.
Xiaomi pode abandonar o nome Mix e lançar o Fold na série 17
Esquece a marca "Mix Fold". Aparentemente, a Xiaomi está a planear abandonar o nome que sempre esteve associado aos seus dobráveis e integrar o seu próximo topo de gama deste formato diretamente na sua linha principal. A pista principal vem do número de modelo do equipamento, que terá o código 26023PN08C.
O detalhe importante está nas letras "PN", que a Xiaomi reserva para a sua série numerada (como os Xiaomi 17), enquanto os dobráveis usavam até agora as letras "PX". A especulação é que o novo equipamento se chame Xiaomi 17 Fold.
O mesmo número de modelo dá-nos uma pista sobre a data de lançamento. Os "2602" no início apontam para uma revelação em fevereiro de 2026, o que faz sentido para um topo de gama desse ano.
O que esperar do Xiaomi 17 Fold
A nível de hardware, espera-se que o Xiaomi 17 Fold venha equipado com o processador de topo Snapdragon 8 Elite Gen 5. As câmaras também prometem ser um ponto forte, com um sistema que poderá ser semelhante ao do futuro Mix Flip 3.
Na traseira, podemos esperar um sensor principal Samsung HP5 de 200 MP e uma ultra grande angular de 50 MP. Curiosamente, os rumores atuais não fazem qualquer menção a uma câmara telefoto, o que seria uma ausência notada num equipamento deste segmento.
Esta possível mudança de nome, de "Mix Fold" para "17 Fold", pode significar mais do que aparenta. Pode ser o sinal de que a Xiaomi está pronta para tratar os seus dobráveis não como um nicho ou uma experiência, mas como uma parte central da sua oferta de topos de gama, lado a lado com os seus modelos tradicionais.