Adeus Windows 7! Suporte do sistema operativo termina hoje

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Hoje é o dia que o mundo da tecnologia diz adeus ao Windows 7. O mítico sistema operativo vai deixar de ter suporte, ou seja, atualizações de segurança a partir de hoje. Significa que a maioria dos utilizadores que testemunharem bugs a partir de agora, não terão os mesmos resolvidos, pelo menos não de forma oficial.

Em relação às empresas, as que pagaram pela extensão de suporte continuarão a tê-lo até 2023. Contudo, a Microsoft fez questão de incentivar as empresas a fazer o upgrade para o Windows 10, colocando preços altos nas extensões de suporte. Assim sendo, a melhor solução é o upgrade.

Ainda tenho Windows 7, o que faço?

Em 2015 a Windows promoveu o Windows 10 oferecendo o upgrade gratuito para todos os utilizadores com licenças genuínas do Windows 7/8/8.1. Supostamente essa promoção só durou um ano mas de acordo o Windows Latest, ainda é possível usufruir do upgrade.

Para tal, deves instalar o Media Creation Tool da Microsoft e colocar a tua chave de produto do Windows 7. Assim que terminares o upgrade, deverás ficar com uma chave do Windows 10 normal, podendo assim usufruir do novo sistema operativo.

É importante salientar que esta solução não resulta com todos os utilizadores mas não custa tentar. Alertamos ainda que deves sempre fazer backup dos teus dados antes destas alterações. Caso não tenhas a certeza mais vale simplesmente comprares uma licença Windows 10 online.

Windows 7 ainda está presente num quarto dos computadores

De acordo com os dados do Net Market Share, o Windows 7 ainda está presente em 26.6% de todos os computadores no mundo. O sistema operativo foi lançado em 2010 após a reputação atribulada do Windows Vista. Foi certamente uma das melhores versões do Windows que a Microsoft alguma vez lançou.

Editores 4gnews recomendam:

  • PlayStation não vai estar na E3 2020, diz Sony. Xbox confirma presença
  • Xiaomi patenteia smartphone com sete câmaras nunca antes vistas
  • União Europeia poderá obrigar a Apple a abandonar a entrada Lightning
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.