Adeus Stan Lee. Continuará imortal por ajudar a criar o Universo Marvel

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Stan Lee, um dos criadores do Universo Marvel, faleceu ontem aos 95 anos. Correndo o risco de soar “filosófico” ou dar uma introspectiva demasiado pessoal, quero falar-vos sobre legado.

Tudo o que fazemos durante a nossa existência faz parte do nosso legado. A nossa pegada de carbono, o nosso trabalho, o nosso impacto. Por vezes dou por mim a pensar “o que vou deixar para trás?”

Vê ainda: Avengers 4 – Trailer do filme chegará no próximo mês

Pois bem, no caso de Stanley Martin Lieber, mais conhecido por Stan Lee, esse legado é gigante. Juntamente com outros artistas como Jack Kirby e Steve Ditko, Lee criou o universo Marvel.

Stan Lee faleceu ontem aos 95 anos de idade

Ou seja, personagens como Homem-Aranha, Hulk, O Quarteto Fantástico, X-Men fazem parte da nossa cultura popular e já foram imortalizados em centenas de histórias nos “quadradinhos”.

Lee revolucionou o mundo da nona arte durante os anos 60 e 70. Stan atribuiu características mais complexas aos super-heróis e desenvolvendo personalidades mais tridimensionais. Além disso, lutou para alterar as políticas de censura às bandas desenhadas, chegando a influenciar alterações nos padrões da americana Comics Code Authority.

Apesar da sua reforma da Marvel, ele manteve-se uma figura chave na imagem da empresa. O diretor foi aparecendo em programas de televisão, fazendo voice-overs para jogos, desenhos animados e claro, as suas famosas aparições nos filmes da Marvel.

Stan Lee no filme "Guardiões da Galáxia" da Marvel

Sendo o trabalho de Stan Lee tão vasto, é óbvio que um simples artigo não lhe faz justiça. Contudo, ficam aqui os meus pensamentos e a minha pequena homenagem a um artista cujo trabalho influenciou a minha infância, adolescência e mesmo a vida adulta.

Em suma, o seu trabalho continuará a influenciar milhões e com o esmagador sucesso dos filmes do Universo Cinematográfico da Marvel, nós continuaremos a acompanhar o seu legado. Adeus Stan Lee.

Editores 4gnews recomendam:

La Casa de Papel: Netflix revela primeiro teaser da 3.ª temporada

Maniac – Nova série da Netflix é tão ambiciosa quanto estranha

Avengers: Annihilation – Filme poderá ser pior que o imaginado

Via

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.