Durante décadas as passwords têm sido o método principal para entrar nas nossas contas. Contudo, este método está cada vez mais vulnerável e empresas como a Microsoft dão os primeiros passos para um futuro mais simples e seguro.
Com efeito, a Microsoft acaba de anunciar que todas as suas contas deixarão de depender de passwords. Aliás, se criares uma conta nova já não encontrarás esta opção disponível.
Microsoft acaba com as passwords e adota chaves de acesso
A medida que a empresa norte-americana anunciou visa oferecer aos seus utilizadores métodos mais simples e seguros de aceder às suas contas. Para tal, ela oferece-nos a possibilidade de suar chaves de segurança e outros métodos de autenticação ao invés das tradicionais passwords.
Esta medida tem um impacto imediato nas novas contas. Ou seja, se fores agora criar uma conta Microsoft já não encontrarás a opção para definir uma password. Ao invés, ser-te-á dada a possibilidade de configurar uma chave de acesso, autenticação biométrica ou autenticação de dois fatores.
Se já tens uma conta Microsoft, também podes aderir aos novos métodos de autenticação definidos pela empresa. Para isso, basta aceder às definições da tua conta e remover a tua password.
Para facilitar o processo de transição, a Microsoft irá sugerir qual o método mais indicado para ti. Por exemplo, se tiveres as opções password e "código único" ativas, ser-te-á sugerida a última opção da próxima vez que quiseres entrar na tua conta.
Após esse login, a Microsoft passará a sugerir que configures uma chave de acesso para entrar na tua conta. Segundo a Microsoft, este método é três vezes mais bem-sucedido quando os utilizadores querem entrar nas contas.
De acordo com dados revelados pela Microsoft, 20% dos utilizadores já abandonaram a sua password a favor das chaves de acesso. Estes valores irão certamente aumentar agora que a empresa está a forçar os seus novos utilizadores a usar diferentes métodos de autenticação.
Passwords são um dos principais fatores de insegurança online
Se ainda não estás convencido de que o futuro não passa pelas passwords, talvez este estudo faça-te mudar de ideias. De acordo com a Microsoft, só no ano passado a empresa registou mais de 7.000 ataques a passwords por segundo.
Recentemente, soube-se que cerca de 2,8 milhões de endereços IP foram afetados por ataques de força bruta a passwords de VPNs. Uma realidade que poderia ser evitada caso houvesse uma maior adoção de métodos de autenticação mais seguros.