Adeus, Nokia! Olá, HMD Global

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Recentemente, o CEO global da HMD, Jean François Baril, tinha já avançado que a marca ia lançar os primeiros smartphones em nome próprio. Este anúncio previa já o desaparecimento da outrora bem-sucedida Nokia.

Agora, a conta Nokia Mobile foi renomeada para HMD. E este foi o golpe final e fatal para a tão conhecida marca de smartphones na década de 2000.

O que sabemos sobre os smartphones HMD

Hey everyone! We're HMD, makers of Nokia phones, and guess what? We've got some thrilling updates to share with you! https://t.co/dK5BAuWgR4 https://t.co/dK5BAuWgR4

— HMD (@HMDdevices) 31 de janeiro de 2024

HMD significa Human Mobile Devices, paradigma da marca que muitos analistas do mercado acreditam que vai ser refletido nos novos smartphones HMD que vão ser lançados, algures num futuro próximo.

Por falar nisso, dois modelos já com a assinatura HMD Global foram detetados em sites internacionais de certificação. Rumores anteriormente divulgados apontam para que a marca lance os equipamentos em abril deste ano.

Mas, apesar de até já existir uma renderização de um dos novos smartphones HMD, a lista de especificações continua no segredo dos deuses, com pouca informação a ser revelada e quase a conta-gotas.

imagem do smartphone HMD Global
Imagem do smartphone HMD Global divulgada no mundo Web Crédito@91Mobiles

A imagem divulgada no mundo Web mostra um smartphone com um design de linhas direitas que sugere que estamos perante um modelo mais acessível. No painel traseiro está um módulo retangular que abrange a configuração de câmara dupla.

Mas há boas notícias, um dos novos modelos da HMD terá um sensor primário com 108 megapixéis de resolução e estabilização ótica de imagem.

E mais não sabemos, mas tendo em conta que os modelos podem ser lançados já este mês, durante o Mobile World Congress, e que a marca oficializou já o novo nome, é possível que nas próximas semanas surjam mais informações sobre a ex-Nokia e atual HMD.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt