É uma notícia que vai mudar o dia a dia de muitos habitantes e visitantes do Litoral Alentejano. A NOS anunciou que levou, pela primeira vez, a sua rede de fibra ótica a Porto Covo, Cercal e Sonega. São localidades que até agora não tinham acesso a este tipo de tecnologia de internet fixa.
NOS leva fibra até Porto Covo, Cercal e Sonega
Com esta expansão, a operadora afirma ter-se tornado na primeira a garantir cobertura de fibra em todas as localidades do Litoral Alentejano. É uma novidade visto como um marco importante para combater a infoexclusão em zonas de menor densidade populacional, mas de grande importância turística e económica.
Na prática, isto significa o fim das ligações lentas e instáveis para estas populações. A chegada da fibra abre a porta a um acesso à internet de alta velocidade, essencial para o teletrabalho, para o ensino à distância e para potenciar a competitividade das empresas e do turismo local. Também esse passa a poder oferecer melhores condições a quem visita a região.
Investimento de mais de 6 milhões de euros na região
A NOS realizou um investimento de mais de seis milhões de euros na região ao longo dos últimos quatro anos. Esta aposta financeira duplicou o número de casas com acesso a fibra, cobrindo agora mais de 90% das habitações do Litoral Alentejano.
Os autarcas locais já reagiram positivamente à notícia, destacando que o acesso a uma internet de qualidade é "absolutamente essencial" para o desenvolvimento e competitividade de locais como Porto Covo. Foi destacado também o impacto direto na qualidade de vida das famílias e na atratividade da região para viver, trabalhar e investir.
Se estiveres satisfeito com a tua operadora, mas estiveres à procura de melhorar a cobertura Wi-Fi, dá uma olhada nos 5 melhores routers Wi-Fi para substituir o da DIGI, MEO, NOS ou Vodafone em 2025.