No Reino Unido, vai ser adotada uma nova medida de segurança relacionada com passwords. Ao que tudo indica, tudo o que sejam senhas fracas e facilmente detetáveis vão deixar de existir.
Assim sendo, os britânicos não poderão usar códigos simples como “123” ou “abc”, já que tem de ser cumprido um padrão mínimo de segurança. De acordo com o The Guardian, a medida entra em vigor esta segunda-feira, 29 de abril.
A informação foi dada pelo Departamento de Ciência, Inovação e Tecnologia do Reino Unido. Na prática, isso significa algumas diferenças para fabricantes de telemóveis, televisões ou outro tipo de aparelhos inteligentes.
Como refere a mesma fonte de informação, estes passam a ser obrigados a proteger os seus dispositivos contra os ciberataques. Desta forma, se um user tentar colocar uma palavra-passe que seja considerada fácil, é obrigado a mudá-la.
De momento, esta medida exige que as marcas deem mais detalhes aos seus consumidores. Entre outras informações, estes terão de ser informados acerca dos prazos para as atualizações de segurança.
Com a nova medida, o combate aos hackers é mais “feroz”
Para além de fazer o consumidor sentir-se mais seguro, esta medida poderá deixar o cliente mais confiante. Isto porque, sempre que comprar um telemóvel ou um PC, por exemplo, o próprio sabe que a probabilidade de ser atacado por hackers é menor.
No seguimento das medidas, Rocio Concha, diretor de política e defesa da Which, mostrou-se satisfeito. No entender do representante da plataforma de apoio ao consumidor britânica, será necessário um bom trabalho das marcas ao informar os clientes.
“Esperamos que as marcas de dispositivos inteligentes façam o que é certo com os clientes desde o primeiro dia e garantam que os compradores possam encontrar facilmente informações sobre por quanto tempo os dispositivos terão suporte” - referiu (via The Guardian).
A medida é particularmente importante nos dias de hoje
Quem também se pronunciou sobre o assunto foi Jonathan Berry. No entender do ministro da Ciência e Tecnologia, esta medida é importante, especialmente nos dias de hoje.
“À medida que a vida quotidiana se torna cada vez mais dependente de dispositivos conectados, as ameaças geradas pela Internet multiplicam-se e tornam-se ainda maiores” - explicou Berry.
Por isso mesmo, o governante britânico considera que os consumidores já podem ficar mais tranquilos com as compras que fazem. Isto porque a luta contra os cibercriminosos é mais feroz, tornando o meio digital num local mais seguro.