Como o calor corporal pode gerar energia
Apesar da popularidade dos smartwatches entre os utilizadores, há uma questão sempre a ter em conta: a autonomia de um equipamento que é para usar 24 horas durante os sete dias da semana. Mas uma universidade da Coreia do Sul parece ter encontrado uma solução simples e muito cómoda.
Uma equipa de investigadores, liderada pelo professor Jang Sung-yeon, criou um material termoelétrico iónico que usa a diferença entre a temperatura da pele e a temperatura do ambiente para gerar energia. Material este que assume a forma de película.
Por incrível que pareça, esta não é a primeira vez que um material deste tipo é posto à prova. Mas desta vez os resultados foram realmente promissores.
De acordo com as conclusões da equipa de investigadores, o novo material conseguiu gerar uma tensão de 1,03 V por cada grau Celsius de diferença de temperatura. Na experiência feita por esta equipa, uma lâmpada LED foi alimentada durante dois meses, registando uma energia estável e consistente durante 95% desse tempo.
O que significa esta descoberta para os utilizadores de smartwatches
A integração deste novo material nos equipamentos pode revolucionar o mercado de smartwatches. Em primeiro lugar, visto que o material é uma espécie de película que se adapta a superfícies curvas, faz com que assente que nem uma luva nos vários wearables disponíveis – smartwatches, anéis inteligentes e smartbands.
Em segundo lugar, e ainda mais relevante, pode resolver de uma vez por todas a questão da autonomia nos wearables. A vida útil de bateria varia muito de modelo para modelo – uns conseguem chegar de até 14 dias enquanto outros aguentam 24 a 48 horas.
Mas sempre em modo de utilização típica ou em modo standby. Se “puxarmos” pelo smartwatch com o GPS sempre ativo, modo Always-On-Display e todos os sensores a cumprirem as suas funções, em pouco tempo temos de levar o wearable à tomada de eletricidade.
Este novo material permite que a diferença entre a temperatura da nossa pele e a temperatura do ambiente exterior gere constantemente energia que, por sua vez, está sempre a carregar o dispositivo. Tal pode significar que nunca mais tens de te preocupar em carregar o teu smartwatch.



