Adblock Fast regressa à Play Store da Google

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

A semana passada falei de como a Google bloqueou uma extensão móvel para os navegadores Samsung chamada Adblock Fast.

A extensão foi rapidamente removida da Play Store, contudo, a sua developer Rocketship pediu recurso, ao qual a Google respondeu de forma positiva, permitindo-lhes recolocar o Adblock Fast.

De facto, a extensão regressou à Play Store bem como o Crystal, cujas actualizações tinham sido bloqueadas. A lógica da Google é que os ad-blockers seriam permitidos desde que fizessem parte de uma aplicação já existente como os navegadores Firefox e Dolphin por exemplo. Aplicações individuais seriam removidas de acordo com as regras do Acordo de Distribuição de Desenvolvedores.

O que se supõe é que a Google assumiu que o Adblock Fast interferiu com o navegador móvel da Samsung. No entanto a empresa coreana criou uma API de bloqueio de conteúdo para o seu navegador, permitindo a criação de ad-blockers de terceiros.

Seja como for, como já referi anteriormente, estas extensões são úteis a nível de bloquear pop-ups e anúncios maldosos mas por outro lado, impedem sites legítimos de ganhar receitas pois criou-se uma noção errada de que TODOS os anúncios são intrusivos.

Talvez queiras ver:

  • Google quer wireless charging nos seus carros autónomos
  • Samsung Galaxy S7 Edge terá, finalmente, uma boa bateria!
  • Philips V800 é o novo filp phone da marca com certificação garantida
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.