Acredites ou não, estes smartphones foram lançados há 10 anos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Em 2013 estes eram alguns dos melhores smartphones Android que podias comprar. Há sensivelmente dez anos, quando o Bitcoin chegava pela primeira vez os 1000 dólares, quando o Instagram era uma relativa novidade em Portugal. Tampouco existia a Playstation 4 nas lojas e um tal de Windows Phone tentava competir com os estabelecidos Android e iOS.

Até hoje, estes são alguns dos meus smartphones favoritos face ao que trouxeram então ao mercado, fosse qualidade de construção, design, versatilidade ou irreverência. Muitos dos seus conceitos e propostas não singrariam, ao passo que outros seguem presentes no nosso quotidiano.

Sem mais delongas, estes são os smartphones mais icónicos lançados há 10 anos, altura em que até a 4gnews era apenas um conceito abstrato.

1. HTC One

HTC One

Até aos dias de hoje este é um dos meus smartphones favoritos. O seu design continua tão elegante como outrora e determinados aspetos como os altifalantes duplos só mais recentemente é que se firmaram de pedra e cal, mesmo nos topos de gama modernos.

A construção unibloco em liga de alumínio, a ligeira curvatura do telefone, a elegância e arestas bem trabalhadas, sob uma estrutura em resina. Caramba, até o logótipo da BeatsAudio em vermelho e cinza acrescenta um toque de sofisticação ao produto.

Foram os tempos áureos da fabricante sediada em Taiwan, hoje um mero fantasma da pujante marca que fora no início da década. O HTC One teve alguns bons sucessores, mas nada se compara ao verdadeiro "One".

2. LG G Flex

LG G Flex

A sul-coreana LG explorou um conceito extremamente cativante de smartphone há cerca de dez anos. O LG G Flex, bom, era ligeiramente dúctil, um sincero prenúncio dos smartphones dobráveis que seriam mais recentemente potenciados pela sua rival, Samsung.

O Flex era então uma visão de futuro. Totalmente construído em plástico policarbonato, toda a sua estrutura podia fletir ligeiramente e era algo incrível de se ver em loja. Na prática, não foi um produto surpreendente no desempenho e demais aspetos.

A LG ostentava então outro dos seus sistemas únicos, o botão de seleção de volume na traseira, logo abaixo da câmara. Era peculiar, ainda que tivéssemos a lente da câmara facilmente coberta de impressões digitais.

3. LG G2

LG G2

O LG G2 representou o momento em que a marca mais próxima esteve de igualar, e quiçá, superar os smartphones de gama alta da rival Samsung com os seus Galaxy S. Em particular no quesito dos ecrãs, a LG esteve acima dos concorrentes Galaxy S4.

Todo o formato do smartphone era mais ergonómico que o Galaxy S4, mais apelativo ao toque e uma excelente opção de compra corria o ano de 2013. Tinha então um ecrã de 5,2 polegadas, True-LCD IPS com resolução HD+ e tudo parecia mais vibrante.

O seu chipset era o topo de gama de então, o Snapdragon 800 dotado de uma bateria de 3 000 mAh e uma câmara principal de 13 MP. Ainda que agora possa parecer pouco, era uma autêntica excelência na altura.

4. LG Nexus 5

LG Nexus 5

O LG Nexus 5 é acarinhado como o melhor smartphone Android de sempre na pura perspetiva do Android puro para entusiastas. O smartphone era relativamente barato, face aos topos de gama de então e o Android puro fazia o seu Snapdragon 800 com 2 GB de memória RAM parecer algo extraordinariamente rápido.

Estreou-se com o Android 4,4 KitKat e chegou ao mercado por cerca de 349 euros, com design original e pasme-se, carregamento sem-fios (padrão Qi). Algo que nem hoje temos em todos os smartphones de gama alta, apenas nos topos de gama propriamente ditos, ou flagships.

O que podia pecar em qualidade de construção, compensava em inovação, caraterísticas e software limpo de bloatware.

5. Nokia Lumia 1020

Nokia Lumia 1020

A Microsoft teve outrora um fatídico sonho de entrar, tarde mas em força, no mercado dos smartphones. Fê-lo alguns anos após comprar a lendária Nokia, demasiado orgulhosa para o seu próprio bem, indo repousar nas mãos de uma empresa demasiado grande para a sua própria saúde.

Quando em 2013 a maioria dos smartphones integrava sensores de imagem de 12 ou 13 MP, a Microsoft trouxe para este Nokia um sensor de 41 MP. A câmara era efetivamente boa e este telemóvel um belíssimo topo de gama, tanto em cor, como capacidades.

O seu software, porém, a médio prazo foi incapaz de competir com o Android e o iOS da Apple, sendo gradualmente abandonado, pese embora o Nokia Lumia 1020 fosse um incrível telefone.

6. Motorola Moto G (2013)

Motorola Moto G 2013

Poucos smartphones se atreveriam nem sequer a oferecer tanto por tão pouco como este Motorola Moto G, o original. A Motorola, que até hoje se destaque neste segmento de gama média e gama baixa com a linha Moto G deve tudo a este lançamento.

O preço reduzido, a experiência de personalização das capas, cores e uma sólida qualidade de construção. Tudo o que era essencial estava neste smartphone, até a sua experiência de software relativamente limpo, mas suficientemente personalizado para se tornar icónico.

O Motorola Moto G definiu um novo padrão de qualidade para o segmento de gama média e ajudou-nos a esquecer os Galaxy Y da vida, um bem-haja!

7. Samsung Galaxy S4

Samsung Galaxy S4

O Samsung Galaxy S4 veio dar continuidade a um dos melhores smartphones Samsung alguma vez lançados com o design icónico do Galaxy S3 a perdurar até hoje na nossa memória. Trouxe melhores especificações e também uma TouchWiz reforçada.

Embora a interface fosse o início de uma das fases mais controversas da Samsung, certo é que o ecrã lançou o nome AMOLED para os píncaros da qualidade e referência. Chegou também com uma câmara de 13 MP e o Android 4.2.2 Jelly Bean instalado.

Foi um dos primeiros grandes sucessos de mercado dignos de nota após o incrível Galaxy S3. Findas as contas, o Samsung Galaxy S4 venderia mais de 90 milhões de unidades tornando-se um dos mais bem sucedidos modelos da marca sul-coreana até hoje.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.