O Google Maps introduziu o velocímetro e os limites de velocidade no seu mapa, para iOS e Apple CarPlay.
Esta funcionalidade chega aos dispositivos da Apple depois de mais de cinco anos da sua estreia em Android.
As duas novas funções da aplicação são desenhadas para ajudar os utilizadores de iPhone a evitar multas por excesso de velocidade durante a condução.
A informação chega através de fontes da TechCrunch, e o portal adiciona que, quando se inicia a navegação no Google Maps, a velocidade do veículo é apresentada em milhas ou quilómetros, consoante a região.
No início, a funcionalidade estava apenas presente na Índia, no entanto, a Google já terá confirmado que o lançamento será globalizado em breve.
Como ativar esta funcionalidade
Após a atualização, o utilizador poderá ativar o velocímetro e os limites de velocidade através de um método simples:
- Abrir a aplicação Google Maps no iPhone ou Carplay
- Clicar na sua foto de perfil
- Ir a "Settings" ou "Definições" > "Navigation" ou "Navegação" > "Driving Options" ou "Opções de Condução"
Após ser ativada, a funcionalidade dos limites de velocidade muda as cores do velocímetro, consoante a velocidade e limitação em tempo real.
Desta forma, a aplicação ajuda a sensibilizar e auxiliar o condutor a conduzir dentro do limite de velocidade definido na região.
Se a funcionalidade "Limites de velocidade" estiver disponível na sua localização, o velocímetro na aplicação avisa-o se estiver a conduzir demasiado depressa. O indicador de velocidade mudará de cor se ultrapassar o limite de velocidade. - Google Support
Na página de suporte, a Google mencionou que o velocímetro mostra a velocidade do veículo para fins "puramente informacionais".
Insiste, também, que cada utilizador deve apoiar-se no velocímetro físico do seu veículo para confirmar a sua velocidade real de condução.
Importante: Os velocímetros apresentados na aplicação Google Maps servem apenas para fins informativos. Certifique-se de que utiliza o velocímetro do seu veículo para confirmar a sua velocidade de condução real. - Google Support
Esta funcionalidade chegou pela primeira vez aos smartphones no início de 2019.
Em maio do mesmo ano, foi alargado a mais de 40 países, depois de ter estado limitado a mercados selecionados.
Após esta inovação, várias empresas seguiram o modelo, tal como é o exemplo da Waze.