A última surpresa da LG após a saída do mercado de smartphones

Rui Bacelar
Comentar

A gigante sul-coreana LG está de saída do mercado mobile após períodos sucessivos de prejuízos acumulados neste departamento. A decisão foi oficializada no início desta semana (5), provocando nos atuais utilizadores naturais dúvidas e preocupações.

Em que estado ficarão os atuais smartphones como é o caso do LG Wing, ou do LG Velvet, as últimas aventuras da tecnológica neste competitivo mercado. Receberão atualizações com software oficial? A resposta é um rotundo sim, durante três anos!

Há boas notícias para os atuais utilizadores de smartphones LG

LG Wing
O irreverente LG Wing é um dos contemplados com 3 anos de updates.

A LG clarificou hoje, através dos seus canais, o seu compromisso em trazer até três anos de atualizações para telefones "premium" lançados em 2019 e também em 2020. Entre os modelos contemplados temos assim o LG Wing, bem como o LG Velvet.

Por outro lado, alguns modelos mais económicos como o LG Stylo e a gama de smartphones LG K terão direito a dois anos de atualizações do sistema operativo. Para os atuais utilizadores esta salvaguarda dos seus interesses é realmente positiva.

As futuras atualizações dependerão da Google e respetiva distribuição do Android, bem como a compatibilidade e desempenho dos dispositivos, aponta a LG. De qualquer modo, isto significa que os seus telefones deverão receber o Android 12 e Android 13.

As atualizações de software estão garantidas para dois ou três anos

LG Velvet
O LG Velvet também continuará a receber atualizações de software.

Sublinhamos, contudo, que a terminologia utilizada pela LG é pouco precisa. Não expressamente dito que teremos três atualizações completas, ou saltos geracionais do sistema operativo. Não sabemos se serão efetivamente três gerações do sistema Android.

A marca refere que "todos os smartphones premium da LG, atualmente em uso, receberão três iterações do sistema operativo Android, desde o ano da sua compra". Estas iterações podem ser desde atualizações de segurança a novas versões do OS.

Por exemplo, se comprarem agora um smartphone LG, podem receber três atualizações de segurança, para maio, junho e julho. Este é o pior cenário possível, conseguindo mesmo assim cumprir a promessa dada pela marca.

De qualquer modo, é provável que os dispositivos em circulação recebam pelo menos uma a duas gerações do sistema operativo Android, portanto o Android 12 e Android 13.

Para uma fabricante conhecida pelas atualizações dúbias, lentas e com alguns bugs, é deveras irónico ver agora a LG a reforçar este aspeto tão importante para os utilizadores. É caso para dizer, mais vale tarde que nunca.

Caso estejam preocupados com as atualizações e suporte oficial para um determinado equipamento a fabricante insta os consumidores a entrar em contacto direto com a mesma.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.