As empresas chinesas de automóveis elétricos cotadas nos EUA estão a gastar mais em investigação do que a Tesla, de acordo com uma análise da CNBC.
Este investimento trata-se de uma estratégia de sobrevivência no mercado automóvel chinês, o maior mercado do mundo. Os veículos movidos a novas energias, tanto elétricos como híbridos, cresceram rapidamente para mais de 40% das vendas nos últimos anos.
Investimentos subpar em investigação
Das quatro empresas chinesas de automóveis elétricos cotadas nos EUA, a Nio ficou em primeiro lugar, gastando quase 29% das receitas dos primeiros três meses do ano em investigação e desenvolvimento.
Este rácio é muito superior ao da Tesla, que foi de 5,4% no primeiro trimestre e de 4,2% no segundo. A empresa de Elon Musk é conhecida por ter um rácio relativamente baixo em comparação aos seus rivais de mercado.
Não é certo se esse aumento das despesas se pode traduzir em competitividade a longo prazo, no entanto.
Para todos os efeitos, há vários anos que a Nio tem vindo a registar prejuízos e só nos últimos meses é que as entregas dos seus automóveis de preço superior aumentaram.
Para além do lançamento de automóveis, a empresa organizou, nos últimos anos, vários eventos para promover os seus serviços de baterias e outras tecnologias.
“Toda a gente está a falar de involução neste momento”, disse Feng Shen, presidente do comité de gestão da qualidade da Nio, em conversação com a CNBC. Referia-se a um termo popular na China para descrever uma concorrência feroz, especialmente na indústria dos automóveis elétricos.
Proximidade de cadeias de abastecimento
Hefei é a capital da província de Anhui, a oeste de Xangai. A região é designada por Delta do Rio Yangtze e a China afirma albergar tantas fábricas nesta área que um fabricante de veículos elétricos pode encontrar todas as peças necessárias num raio de quatro horas de carro.
O Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China disse, em comunicado à CNBC, que tem trabalhado com fabricantes e fornecedores de automóveis para criar centenas de casos de práticas eficientes e referências de aplicação para o fabrico inteligente na indústria.
“Uma das principais vantagens competitivas das empresas chinesas é, na verdade, a cadeia de abastecimento altamente eficaz ou eficiente”, afirmou Jing Yang, diretor da divisão de notação de empresas da Fitch Ratings para a Ásia-Pacífico, com especial incidência nos automóveis chineses.