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A tecnologia que 2 em cada 3 carros elétricos da China terão este ano

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Ao que tudo indica, os carros elétricos (VEs) da China em 2025 vão ter um denominador comum: condução autónoma. De acordo com a imprensa chinesa (via Gizmochina), é expectável que 2 em cada 3 automóveis deste país tenham este tipo de condução.

Prevê-se que, neste ano, cerca de 15 milhões de VEs sejam equipados com este tipo de condução. A mesma fonte avança que tal não irá acontecer apenas para os carros topo de gama. Também os veículos económicos deverão ter condução autónoma.

Sobre a tecnologia de condução autónoma

Nos carros elétricos da China, é de esperar que os carros tenham condução autónoma de Nível 2 (L2) ou superior. Recorde-se que os sistemas L2 permitem executar as seguintes funções: controlar a direção, acelerar, travar. Ainda assim, tudo isto com supervisão do condutor.

Carro BYD
(via BYD)

Os recursos L3+, por sua vez, já são um pouco mais avançados. Ao contrário do nível anterior, em que o condutor deve sempre supervisionar a condução, os recursos L3+ já permitem o veículo andar sozinho e tomar algumas decisões.

Como a 4gnews tem noticiado, a China tem vindo a assumir um grande protagonismo no mercado automóvel mundial. Ao incorporar a condução autónoma de forma tão evidente, é possível que a sua relevância continue a aumentar em 2025.

O contexto do setor automóvel na China

Estima-se que, no ano de 2024, a China tenha entregue cerca de 22,9 milhões de carros. Trata-se de um “salto” de 5,5% face ao ano passado. A somar a isso, também importa referir que a criação de veículos autónomos está mais favorável.

Isto porque os sistemas de condução avançada (ADAS) estão cada vez mais baratos e os sensores Lidar também. Nos últimos anos, estes sensores passaram de custar milhares de euros para perto de 200 euros à unidade.

Recorde-se que os sensores “Lidar” servem para medir distâncias com elevada precisão e fazer um mapeamento do ambiente à volta de um carro, neste caso. Resta esperar para ver se, em 2025, as marcas chinesas dão outro “pulo” em termos de relevância no mercado.

A aposta, pelo menos, é bastante notória. Tanto assim é que, segundo o The Washington Post, a BYD ultrapassou a Tesla em carros fabricados, no ano de 2024.

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Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.