
Foi há poucas semanas que a Xiaomi lançou a sua nova série de smartphones topo de gama: Xiaomi 17. No entanto, já vamos ouvindo falar sobre o que aí vem, ou neste caso em concreto, do que não vem.
Um relatório recente partilhado pelos nossos colegas da Xiaomi Time sugere que a marca está com intenções de passar à frente a série Xiaomi 19. Ou seja, o objetivo seria saltar diretamente da série Xiaomi 18 para a série Xiaomi 20.
O que está na origem desta (possível) decisão estratégia da Xiaomi?
A confirmar-se, não seria já a primeira vez que víamos a Xiaomi a saltar etapas lógicas. Este ano foi um exemplo perfeito disso mesmo, já que, depois de um Xiaomi 15, o expectável era que fosse lançado um Xiaomi 16.
Não foi isso que aconteceu e tivemos um Xiaomi 17. É claro que a marca não confirmou nada, mas o mais lógico é a tentativa de estar a par com a Apple, que também vai na sua 17ª geração do iPhone. Aliás, até a designação dos modelos segue dentro dessa linha. Pela primeira vez, vimos a Xiaomi lançar um modelo “Pro Max”, que é geralmente associado à Apple.
Por isso, como refere a mesma fonte de informação, é de prever que a lógica seja a mesma. Ou seja, recorde-se que o primeiro iPhone foi lançado em 2007. Isso quer dizer que vai fazer os 20 anos em 2027.
Sendo uma data redonda, é previsível que o entusiasmo em torno dessa série seja maior. Como tal, a Xiaomi poderá ter interesse em associar-se ao 20, que será o “número da sorte” da Apple daqui a dois anos.
Fica a curiosidade de saber o que é que a Xiaomi poderá introduzir de novo. Previsivelmente, seria de esperar um sistema operativo HyperOS 5, processadores Snapdragon 8 Elite de 7ª geração e câmaras com bastante Inteligência Artificial (IA).
Ao associar os números, a Xiaomi promove uma comparação direta entre os seus telemóveis e os da Apple. Até que isso aconteça, ainda falta chegar o Xiaomi 17 chegar ao mercado global, o que só deverá acontecer no início do ano de 2026.
