A PS5 precisa de uma boa retrocompatibilidade para vencer a Xbox

Filipe Alves
Comentar

Já há muito que se fala que a PlayStation 5 (PS5) terá retrocompatibilidade. Ou seja, a consola irá ter a capacidade de ler os jogos das PlayStation mais antigas.

Tudo indicava que por esta hora já conhecemos a PlayStation 5, contudo, devido à Pandemia do COVID-19, parece que o mundo está em suspenso. Espera-se alguns atrasos no lançamento da consola ainda que nada seja oficial nesta altura.

PlayStation e XBox estão numa batalha séria

A Microsoft está prestes a lançar a concorrente à PS5 e, na minha opinião, o que poderá fazer uma grande diferença nesta batalha é a retrocompatibilidade da PlayStation 5.

Numa altura em que as empresas lutam lado a lado e a XBox mostra ter tudo para combater a PlayStation, uma das formas de cativar os utilizadores a ficarem na PlayStation é dar-lhes mais vantagens face o valor já investido.

Ou seja, se já investiste centenas ou milhares de euros em jogos, porque haverás de mudar para outra consola? Agora, se a Sony te referisse que o teu investimento ia por água abaixo, podias muito bem considerar em mudar. Já que ias "começar de novo" de qualquer forma.

PS5 terá retrocompatibilidade com a "esmagadora maioria" dos jogos da PS4

A Sony referiu de forma oficial: "Uma atualização rápida sobre compatibilidade com versões anteriores - com todos os jogos incríveis do catálogo da PS4, dedicamos esforços significativos para permitir que os nossos fãs joguem os seus jogos favoritos na PS5".

Continuou a dizer: "Acreditamos que a esmagadora maioria dos mais de 4.000 títulos da PS4 serão jogáveis na PS5".

Estas são boas notícias se tens algum dinheiro investido em jogos na PS4. Nem tudo será perdido. Espera-se ainda que a Sony aproveite a capacidade das especificações da PlayStation 5 para melhorar onde alguns gráficos dos jogos da PS4. Ainda assim, não nos parece que essas mudanças venham a ser radicais.

"Esperamos que os títulos compatíveis com versões anteriores sejam executados com uma frequência aprimorada na PS5, para que possam se beneficiar de mais altas ou mais estáveis frame rates e melhores resoluções".

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus prepara-se para levar o Dark Mode para outro nível
  • World of Warcraft oferece incentivo a todos os jogadores em tempo de quarentena
  • Call of Duty: Warzone está imparável! 30 milhões de jogadores em apenas 10 dias
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.