A maior instalação solar da EDP na Europa brilha em Portugal

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A EDP Renováveis pôs em funcionamento a Central Fotovoltaica da Cerca que se posiciona como a maior instalação solar da EDP na Europa. Situada nos concelhos de Alenquer e Azambuja, esta central solar tem mais de 310 mil painéis solares bifaciais.

Estes são capazes de captar energia de ambos os lados para otimizar a produção de eletricidade renovável. Com 202 MWp de capacidade, este projeto coloca o total de capacidade solar da EDP em Portugal para impressionantes 540 MWp.

Produção anual da Central da Cerca com capacidade para abastecer quase 100 mil famílias

Esta central é o fruto do primeiro leilão de energia solar em Portugal, que atribuiu à EDP Renováveis a capacidade renovável. A entrada em operação da Central da Cerca tem produção anual estimada em 330 GWh. É o suficiente para abastecer quase 100 mil famílias e evitar a emissão de 170 toneladas de CO₂ por ano.

edp

Imagen: EDP Renováveis

Duarte Bello, administrador da EDP Renováveis para Europa e América Latina, sublinhou a importância deste projeto: "Este é o nosso maior projeto solar da Europa, uma fonte de energia que Portugal deve aproveitar de forma significativa para acelerar a sua transição energética."

EDP Renováveis quer investir até 2026 metade do seu orçamento global em projetos solares

Além de se destacar na Europa, a EDP Renováveis tem presença global no setor solar, com 4,3 GWp de capacidade solar instalada em locais tão diversos como Brasil, México e Vietname. A empresa planeia investir até 2026 metade do seu orçamento global em projetos solares, tanto de grande escala como de geração descentralizada.

Esta expansão não se limita a grandes centrais. A EDP também lançou o segundo projeto híbrido de energia eólica e solar em Portugal. Esta é em Penela e Ansião, nos concelhos de Coimbra e Leiria, adicionando a central solar de Monte de Vez ao Parque Eólico São João, que já estava em operação desde 2008.

O objetivo é acelerar a descarbonização e contribuir para um futuro sustentável, para que a energia limpa continue a ser uma prioridade na agenda nacional e global.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.